Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Saiba tudo sobre o veganismo como estilo de vida!

Ariane Carvalho
26 de novembro de 2021

Sem tempo para ler o artigo? Ouça-o agora mesmo, de forma gratuita, clicando no play abaixo!

Ao pensar em veganismo, o que vem à sua mente? Se imediatamente associou o termo à palavra dieta, é importante conhecer mais sobre o assunto, pois existe um significado maior por trás do tema. Na verdade, o veganismo corresponde a uma causa social pautada em formas mais sustentáveis de vida. Além disso, o veganismo como estilo de vida está relacionado à adoção de rotinas mais conscientes e que podem transformar o mundo. Interessante, não é mesmo? Continue a leitura para entender, na prática, a importância do veganismo para a sociedade e, sobretudo, para a preservação do planeta.?❤️

Gif de Terra girando e a frase "Vegan for a kinder world" escrita em preto com o fundo branco

 

Veganismo como estilo de vida

O veganismo é um movimento político, ético e de estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração animal, sejam elas voltadas à alimentação, ao vestuário ou a qualquer outro fim.

Dessa forma, como um dos principais motivos do movimento vegano destaca-se a preocupação em poupar os animais do sofrimento, o que vai muito além da substituição da carne por outros alimentos.

Os adeptos ao veganismo lutam contra a extração de pele de animais para a indústria da beleza assim como para o uso de animais em testes realizados pelas indústrias farmacêuticas e cosmética.

Assim, muito mais do que retirar a carne da alimentação, o veganismo nos leva a pensar em mudanças de hábitos e costumes diários em busca de um planeta melhor para nós mesmos e para as gerações futuras.

Gif aparecendo rosto de animais formando coração e pergunta em inglês "Why love one but eat the other?"

 

A expansão do veganismo no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), em fevereiro de 2021, 46% dos brasileiros não comem carne pelo menos uma vez por semana. Do mesmo modo, mais de 30% optam por opções veganas em restaurantes, quando esses estabelecimentos informam que existe a opção no cardápio.

De fato, o veganismo tem crescido no Brasil. Destacam-se entre os fatores que motivam a adoção do veganismo como estilo de vida:

 

Ética e responsabilidade

O mundo vive, constantemente, processos que exigem mudanças. Nesse contexto, entram também os hábitos alimentares das pessoas, que cada vez mais buscam reduzir a ingestão de carne, tornando-se adeptas ao veganismo.

Os “novos consumidores” buscam, dessa forma, opções que atendam as causas que defendem, como a ética animal e ambiental. Inclusive, não é somente na alimentação que isso se reflete, mas também na escolha das vestimentas, dos produtos de beleza, limpeza, além de serviços e diversão.

 

Saúde e qualidade de vida

As práticas diárias adotadas pelos adeptos do veganismo como estilo de vida contribuem para melhores condições de saúde e, consequentemente, qualidade de vida.

Inclusive, os resultados de um estudo científico do Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda, mostraram que há um aumento do risco de mortalidade relacionado diretamente ao consumo de carne. Dentre algumas das causas, destacam-se as doenças hepáticas, cerebrovasculares, cardíacas, renais, o diabetes mellitus, infecções e até mesmo o câncer.

Logo, quem opta por pelo veganismo como estilo de vida além de ganhar mais consciência a respeito dos alimentos que consome, deixa o seu organismo menos exposto a doenças que podem ser fatais.

 

Reforço das mídias sociais

As mídias sociais têm um papel muito importante na disseminação do veganismo como estilo de vida.

Justamente por influenciarem comportamentos e decisões, as mídias trazem informações que podem impactar a vida de milhares de pessoas, contribuindo, inclusive, para a mudança de hábitos.

Além disso, vários artistas de grande repercussão, como Ariana Grande  e Paul McCartney, entre outros, são amantes do veganismo, o que reforça ainda mais a importância da causa.

Ainda falando no papel das mídias sociais na disseminação do veganismo como estilo de vida, a #Vegan tem, hoje, mais de 117 milhões de publicações no Instagram. Um número bem expressivo, né? ?

Gif de Lisa de Os Simpsons pensando sobre hot dogs

 

3 documentários sobre veganismo que você não pode deixar de assistir!

Se você já aderiu ao veganismo como estilo de vida ou é aspirante a vegano, vale ficar de olho em documentários que retratam o tema sob óticas distintas. Selecionamos alguns títulos que podem servir como fonte de inspiração. Confira! ?

 

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Disponível no Netflix e tido como um dos documentários mais bem avaliados de acordo com dados do Google, Cowspiracy retrata como a criação de animais pode ser nociva para o planeta, sendo responsável, inclusive, pela degradação ambiental, poluição e desmatamento que vemos hoje.

 

What the Health

Também disponível no Netflix, esse documentário aborda a influência dos hábitos alimentares na saúde, incluindo quadros agravantes de doenças geradas pela má alimentação. De fato, é um documentário que nos faz repensar nos alimentos que ingerimos diariamente e nos efeitos deles em nossa saúde.

 

The Game Changers

Esse documentário também está disponível no Netflix e mostra, a partir da observação da vida de diversos atletas que se alimentam com plantas e vegetais, como esse tipo de alimentação, 100% vegetal, pode ser ao mesmo tempo nutritiva e saudável.

 

Refeições saudáveis em inglês

Agora que já temos bastante informação sobre o veganismo como estilo de vida, chegou a hora de buscarmos, em inglês, alimentos saudáveis. Dessa forma, você estará preparado para entender quais termos em inglês pode encontrar quando for fazer uma pesquisa sobre o tema no Google. Vamos conhecer, então, algumas expressões típicas de uma alimentação saudável em inglês? ?

  • Healthy food = comida saudável.
  • Junk food = comida sem qualidade.
  • Vegetarian food = comida vegetariana.
  • Vegan meal = comida vegana.
  • Veggie = vegetariano.
  • Nutritious = nutritivo.
  • Nutrition Facts Label = etiqueta de informação nutricional.
  • Soy = soja.
  • Poppy seeds = sementes de amapola.
  • Oats = aveia.
  • Ginger = gengibre.
  • Gluten free = sem glúten.
  • Low fat = baixo em gorduras.
  • Dairy products = produtos lácteos.
  • Cruelty-free = livre de crueldade (produtos com esta indicação não são testados em animais).

 

Act Global: atitudes sustentáveis salvam o planeta

Tratamos aqui de um tema muito importante, o veganismo como estilo de vida, e realmente nos importamos com essa causa! Acreditamos que simples atitudes podem transformar o mundo, criando uma atmosfera mais saudável para todos nós.

Foi com esse pensamento que desenvolvemos o projeto Act Global, focado em provocar mudanças na vida de alunos e não alunos para um estilo de vida mais saudável e preocupado com o meio ambiente.

Mostramos, por exemplo, que é possível, no dia a dia, implementar mudanças que fazem a diferença para o planeta, como trocar a escova de dente de plástico pela de bambu, substituir as sacolas plásticas pelas ecobags e até mesmo adotar o consumo consciente, repaginando, por exemplo, peças já existentes no guarda-roupa.

Para dar ainda mais força à ação, convidamos alguns influenciadores, como a família do @casasemlixo, para mostrar que é possível evitar desperdícios desnecessários.

Acreditamos que a mudança vem por meio da educação e que, ao formarmos cidadãos engajados com a manutenção do ambiente ao seu redor, podemos construir um mundo mais próspero.?

Você se identifica com essa causa? Vem pra Cultura! Juntos vamos construir a mudança que desejamos para o mundo!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados