Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL

Ariane Carvalho
14 de maio de 2020

O TOEFL é um teste de proficiência na língua inglesa amplamente utilizado para quem deseja estudar no exterior ou precisa validar seu desempenho em inglês. Reconhecido em mais de 10 mil instituições e em mais de 150 países ao redor do mundo, esse teste também é bastante requisitado para fins profissionais ou para emissão de vistos de trabalho e/ou residência no exterior.

No Brasil, o TOEFL é exigido em empresas como forma de comprovação do nível de proficiência de candidatos a vagas nessas mesmas empresas. 

 A estrutura do TOEFL

Há mais de 40 anos o TOEFL tem avançado e obtido resultados positivos nos campos do aprendizado e avaliação da língua inglesa. Em termos de avaliação, O TOEFL oferece quatro modalidades de testes: TOEFL Primary, TOEFL Junior, TOEFL ITP e TOEFL iBT.

Os dois primeiros avaliam o desenvolvimento de habilidades na língua inglesa em crianças a partir de 8 anos de idade e os dois últimos servem a propósitos acadêmicos.

 Abaixo você poderá conhecer mais sobre o TOEFL iBT e o TOEFL ITP.

TOEFL ITP

Esse teste é muito utilizado por instituições de ensino superior, cursos e programas de ensino de inglês e demais organizações. Esse teste serve a diversos propósitos, inclusive como o de teste de nivelamento linguístico para programas de ensino de inglês, teste de admissão para cursos universitários em países onde o inglês não é a língua alvo e até para quem quer se candidatar a algum programa de bolsa de estudos.

 O TOEFL ITP é oferecido em dois formatos, sendo o primeiro para estudantes de nível intermediário a avançado, enquanto que o segundo é para estudantes de nível pré-intermediário a intermediário.

 O teste é oferecido em formato convencional (paper-based) com perguntas de múltipla escolha que avaliam as competências linguísticas dos alunos em três áreas: listening comprehension, structure and written expression e reading comprehension.

 O conteúdo do TOEFL ITP aborda desde tópicos acadêmicos como Artes, Humanidades e Ciências Sociais, até questões de rotinas acadêmicas e temas como mídia, mercado de trabalho, alimentação e entretenimento.

 O resultado do teste é valido por dois anos e oferece uma análise do desempenho do(a) estudante em cada uma das três áreas de avaliação, o que permite o desenvolvimento de um plano de ação para o aperfeiçoamento do aluno.

 TOEFL iBT

O TOEFL iBT (interned Based Test) é um exame que testa a proficiência linguística do candidato enquanto avalia seu conhecimento e competências acadêmicas.

 O TOEFL iBT é um teste bastante popular entre estudantes do mundo todo e é o mais aceito entre universidades dos Estados Unidos, França e Alemanha.

 Dentre as razões para a escolha do TOEFL iBT estão o requerimento de visto de trabalho ou de estudante, certificação de proficiência linguística para admissão ou conclusão de cursos acadêmicos e obtenção de bolsas de estudo.

 O exame é online e testa a capacidade do candidato de demonstrar suas habilidades comunicativas e linguísticas em quatro áreas: reading, speaking, writing e listening.

Particularmente as provas de Listening e Speaking incluem outros sotaques além daqueles dos Estados Unidos, como aqueles característicos dos diferentes países do Reino Unido, da Nova Zelândia e da Austrália.

 Pontuação

A pontuação do TOEFL iBT é de 0 a 120, e não há como “reprovar” no exame, pois a sua função é medir o conhecimento na língua inglesa. Cada uma das quatro áreas que compõe o teste oferece uma pontuação que vai de 0 a 30 pontos.

Universidades estrangeiras costumam exigir uma a pontuação mínima de acordo com o curso que o candidato escolher. Há universidades que exigem no mínimo 90 pontos e outras que podem exigir uma pontuação até maior que essa..

 No TOEFL iBT cada seção vale de 0 a 30 pontos e é corrigida com base em parâmetros de avaliação bastante criteriosos e específicos a cada uma delas.

A pontuação para cada prova segue o seguinte padrão:

SkillScore RangeLevel
Reading0-30 High (22–30)
Intermediate (15–21)
Low (0–14)
Listening0-30 High (22–30)
Intermediate (14–21)
Low (0–13)
Speaking0-30 Good (26–30)
Fair (18–25)
Limited (10–17)
Weak (0–9)
Writing0-30 Good (24–30)
Fair (17–23)
Limited (1–16)Score of zero (0)
Total Score0-120

O resultado e como se preparar

O resultado é válido por dois anos e não há um limite para a quantidade de vezes que um candidato pode fazer o TOEFL iBT, contanto que se respeite o período de 12 dias da data da última prova. O exame pode durar até 4 horas e o resultado é entregue em até 6 semanas, pois é enviado dos Estados Unidos.

Cultura Inglesa oferece o curso preparatório para o TOEFL com um alto índice de aprovação entre nossos alunos.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados