Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Quais os níveis de inglês e como descobrir o seu!

Cultura Inglesa
14 de maio de 2020

Está sem tempo para ler este conteúdo? Não tem problema! Clique no play abaixo e ouça-o gratuitamente!

Você já parou para pensar qual dos níveis de inglês é o seu? Se sim, fizemos este artigo especialmente para você!

O aprendizado de qualquer língua requer frequência. No caso do inglês, por exemplo, se você não fizer uso dele ou não ter contato com o idioma, mesmo depois de terminar um curso avançado, é muito provável que vai acabar esquecendo as expressões mais comuns, ortografia, métodos de interpretação de texto, dentre outros assuntos que são abordados durante as aulas.

Por isso, independente do seu nível de inglês, lembre-se sempre de continuar treinando, nem que seja para cantar aquela música debaixo do chuveiro ou conversar consigo mesmo em um dia que esteja sozinho em casa!

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Mulher branca cantando rock enquanto toma banho com pote de shampoo sendo seu microfone

Como são medidos os níveis de fluência em idiomas?

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um guia utilizado internacionalmente para descrever a proficiência em um idioma europeu, inclusive o inglês. Por meio de testes escritos e orais, ele é a base para determinar quão bem você fala e entende uma língua estrangeira.

De maneira resumida, o quadro divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões, apontando as capacidades técnicas do mesmo. Os níveis são:

Nível A – Básico

  • A1 (iniciante)

    A pessoa é capaz de comunicar-se basicamente, apresentando-se para outros, fazendo e respondendo perguntas simples como de onde vem, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Precisa que o interlocutor fale devagar para que entenda.
  • A2 (básico)

    A pessoa consegue entender expressões simples e frases isoladas relacionadas ao seu dia a dia. Além disso, pode trocar informações diretas, entender assuntos simples e falar sobre sua formação e assuntos familiares.

Nível B – Independente

  • B1 (intermediário)

    Consegue entender bem assuntos relacionados ao seu cotidiano, como trabalho ou escola, apesar de requererem uma linguagem clara. É capaz de descrever assuntos figurativos, como sonhos e ambições. Consegue opinar e justificar projetos, ideias e razões.
  • B2 (usuário independente)

     Consegue entender assuntos mais complexos relacionados à sua área de atuação. Também consegue escrever textos, exprimir desejos e interagir com nativos do idioma sem que nenhuma das partes faça um esforço excessivo.

Nível C – Proficiente

  • C1 (proficiência operativa eficaz)

    É capaz de entender significados implícitos em textos, bem como externar seus pensamentos de forma fluida e eficaz. Domina a articulação, coesão e organização de um discurso, mesmo com tema complexo.
  • C2 (Domínio pleno)

     Consegue entender praticamente tudo o que ouve ou lê, sem grandes esforços. É capaz de distinguir pequenas variações de significado em discursos, mesmo que complexos ou de assuntos que não façam parte de seu cotidiano. É o nível mais alto do Quadro.

Como sei qual dos níveis de inglês é o meu?

Existem diversos testes online que avaliam os níveis de inglês. Entretanto, grande parte deles avalia apenas a capacidade de leitura, deixando de fora outras habilidades muito importantes, como a escrita, a fala e a compreensão.

Para que você realmente saiba o seu nível de inglês, é fundamental contar com profissionais especializados no assunto. Até porque um aluno pode naturalmente ter um conhecimento avançado, mas ter perdido o contato com a língua e precisar recuperar, mudando de nivelamento ao longo do tempo.

Para além dos testes online de proficiência, se você quer ter uma certificado de fluência, o ideal é você realizar alguma dos exames internacionais disponíveis (TOEFL, IELTS, Cambridge), para ter uma certificação internacional do seu domínio da língua inglesa.

 

A Cultura Inglesa oferece um teste de nível online completo e gratuito para que você descobrir qual o seu verdadeiro nível no idioma. Quem se torna nosso aluno, faz um nivelamento de inglês especial, diretamente com um de nossos professores super qualificados e certificados internacionalmente. Não perca essa oportunidade!

Mulher branca cantando rock enquanto toma banho com pote de shampoo sendo seu microfone

Comentários (3):

  1. Raiane Azambuja
    21 de maio de 2021
    Eu quero a ajuda de vocês pra eu a perder inglês
  2. Maria Eduarda brito
    13 de maio de 2021
    Aprender inglês básico
  3. master
    15 de maio de 2020
    oi

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados