Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Profissão Gamer: conheça tudo sobre este profissional que está em alta no mercado!

Ariane Carvalho
23 de agosto de 2021

O mercado de jogos eletrônicos cresce a cada ano, o que contribui para o investimento na profissão gamer. Para se ter uma ideia, de acordo com dados levantados pela Newzoo, consultoria especializada em estudos do mercado gamer e de e-sports, a estimativa é de que, apenas este ano, a receita do segmento seja de US$ 1,08 bilhão. A cifra chamou a nossa atenção e resolvemos investigar mais sobre o mercado gamer. Não desgrude o olho da tela e fique por dentro de tudo! ?

Mulher branca fica surpreendida e diz "uau" quando toma conhecimento do crescimento da receita dos eSports neste ano

Como se tornar um gamer profissional?

Um gamer profissional, também conhecido como pro-player, é aquele profissional que ganha dinheiro participando de competições de e-sports, ou jogos eletrônicos.

Apesar de parecer uma carreira bastante convidativa, não é só de diversão que vive esse profissional. Ele precisa treinar e estudar bastante a fim de conhecer as melhores técnicas e estratégias para vencer os seus adversários.

Portanto, se você está pensando em atuar na profissão gamer e se tornar um jogador profissional, saiba que terá que dedicar horas do seu dia estudando, treinando e se aperfeiçoando, viu?!

Para ajudá-lo nessa jornada, separamos algumas dicas que vão colocá-lo “na marca do gol”. Preparado? Vamos nessa!

Profissão gamer: dicas para iniciar na carreira

Treinador concede orientação aos jogadores em campo

1. Escolha o seu jogo, aquele em que você vai brilhar!

Para entrar na carreira de gamer profissional, é fundamental que você identifique o jogo em que se sai melhor. Claro, antes de chegar a essa resposta, você precisa conhecer os games, os diferentes gêneros, plataformas e jogos para descobrir aquele em que se sobressai.

Experimente os mais variados tipos de games: ação, aventura, estratégia, luta, entre outros e pratique bastante. Certamente você vai encontrar aquele jogo que tem a ver com as suas motivações!

2. Pesquise as melhores técnicas

Depois de escolher o seu jogo, é hora de focar! Agora, você precisa estudar, e muito, os jogos que pretende competir como jogador profissional. O ideal é escolher apenas um jogo e se concentrar nas técnicas e estratégias utilizadas nele. Não se esqueça de fazer anotações, pois você vai precisar delas. E, claro, pratique muito! Se for necessário, recorra ao YouTube ou a fóruns específicos sobre o jogo escolhido.

3. Assista a vídeos de outras partidas

Para entender como você pode melhorar as suas jogadas e estudar quais são as melhores técnicas, assista a vídeos de outras partidas. Nesse caso, são válidos tanto os vídeos de competições profissionais quanto aqueles produzidos em streamers. Aqui, todo tipo de informação é válida para você se tornar um jogador profissional.

4. Treine, treine e treine ainda mais!

Vendo assim, parece até repetitivo, né? Mas a verdade realmente é esta: você precisa treinar muito, e sempre!

Assim como em outras profissões, na profissão gamer você vai precisar dedicar de seis a doze horas do seu dia a treinamento e estudo.

É preciso, portanto, encaixar os treinos na sua rotina diária. Mas, atenção: nada de descuidar da saúde, ok? Cuide da sua alimentação, hidrate-se e respeite as horas diárias de sono. Reserve também um tempo para a prática da leitura e de exercícios físicos, o que aumenta a concentração, coordenação motora e faz com que os reflexos fiquem mais rápidos.

Estabeleça dias e horários para treinar! Organização é algo fundamental em qualquer profissão, e não seria diferente para um gamer. Não se esqueça, também, das suas outras práticas rotineiras, como os estudos escolares, o curso de inglês e as demais atividades. Combinado?

Profissional gamer mulher fala "Yes!"

Como ganhar dinheiro jogando videogame?

A gente já viu que as projeções para a área de games são excelentes, mas será que é possível ganhar dinheiro jogando videogame? ?

Se você tem dúvidas, é porque ainda não sabe a quantas anda esse mercado e quais são as oportunidades que ele oferece. Vem com a gente que vamos falar mais sobre o assunto!

Gamer professional

Jogadores profissionais são aqueles que optam pelo caminho dos e-sports, competições de nível internacional. São profissionais que se especializam em games e têm a oportunidade de ser contratados por instituições.

Esses atletas participam de vários campeonatos, nacionais ou internacionais, patrocinados por grandes empresas e desenvolvedoras de games. As partidas acontecem individualmente ou em equipe, pela internet, e com os computadores conectados em rede.

A área é promissora, já que a previsão é que, até 2022, o mercado de games movimente 3 bilhões de dólares.

YouTube

Essa profissão todo mundo conhece, não é mesmo? No mercado de games, funciona da seguinte forma: o jogador filma a si mesmo jogando e divulga os seus vídeos na rede.

Quem está começando vai precisar de um celular com câmera e dois computadores funcionando simultaneamente. Isso porque o gamer profissional precisa ficar de olho no game e também responder os comentários no vídeo.

Twitch

Nesse site acontecem os streamings de vários campeonatos e de diferentes jogos. Sempre tem um game no ar, praticamente durante todo o dia. Se você pretende seguir a carreira de gamer profissional, crie a sua conta na plataforma. #FicaADica

O Twitch, por ser usado por jogadores de todo mundo, gera um alto engajamento. Portanto, tá aí mais um caminho para você, que pretende seguir a carreira gamer. Crie conteúdo relevante, que gere valor para o público que vai assistir. Foque em um determinado jogo e chame um amigo para jogar de forma que você tenha alguém com quem interagir durante a transmissão.

A plataforma, assim como o YouTube, remunera por visualizações do seu vídeo. É mais uma chance, portanto, de ganhar dinheiro jogando videogame! ?

Homem gamer faz sinal com as mãos e aparece "now hiring" na tela

 

Nós, que somos o curso de inglês oficial da Game XP e assinamos como marca apoiadora, ficamos na torcida pelo seu sucesso!

Aproveite a oportunidade de participar do nosso workshop “Teoria dos jogos: como ser um professional gamer” e ficar por dentro de um conteúdo feito especialmente para que você se destaque na sua profissão gamer!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados