Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Por que fazer o exame de Cambridge?

Ariane Carvalho
31 de agosto de 2020

Estudar ou trabalhar fora do país pode ser aquele up que falta para alavancar a carreira de vez! Você sabia que, para trilhar o seu caminho em instituições internacionais é necessário ter a comprovação do seu inglês? Justamente por isso, hoje nós vamos tirar uma dúvida muito recorrente: Por que fazer o exame de Cambridge?

 Imagem animada com criança da série Os Simpsons vestido tipicamente de canadense e falando “Oh Canada!”.

1- Estudar no exterior: 

Para ingressar em uma instituição internacional e reconhecida, você precisa comprovar que domina a língua inglesa.Essa é a forma de comunicação em muitos países. Seja do High School à especialização técnica, o exame de proficiência é exigido como garantia de que dominará o idioma a ponto de acompanhar todo o conteúdo ministrado em aula. 

Mais de 20.000 instituições exigem a certificação do possível aluno! Você pode comprovar a sua proficiência com vários níveis diferentes, confira nos próximos tópicos.  

Personagem de desenho animado em seu quarto falando em inglês: “Well, I have to study”.

2- Trilhar uma carreira profissional: 

Se o seu sonho é crescer profissionalmente fora do país, o exame de Cambridge pode ser um primeiro passo para essa realização. A Língua Inglesa compõe a rotina de trabalho das grandes empresas – até mesmo as que estão instaladas em território nacional, não é mesmo? 

Mas para dar entrada em um processo seletivo fora do Brasil, você precisa comprovar habilidades de comunicação específicas em inglês.  Os Exames de certificação comprovam o seu conhecimento no idioma :). 

Não se esqueça, esse também pode ser um passo para você crescer na sua empresa aqui no Brasil. Os gestores reconhecem esse exame como uma qualificação diferencial no currículo dos candidatos. Você não vai perder essa chance, né? 

Homem de terno tirando os óculos de sol no meio da rua sob a legenda em inglês “like a boss”.

3- Quais os tipos de exame? 

Os exames de Cambridge comprovam o seu conhecimento em inglês do nível mais básico ao mais avançado, chamado de proficiência. Cada instituição de ensino ou processo seletivo pode solicitar um determinado nível mínimo obrigatório. 

Os níveis são divididos de acordo com CEFR – um padrão internacional europeu desenvolvido para categorizar os determinados níveis. Quanto maior o grau de conhecimento de um aluno, mais avançada será a categoria em que ele pode se enquadrar, variando de A1 até C2, sendo este último o mais avançado. Confira abaixo quais são os exames específicos para cada nível do idioma

Comprovam o conhecimento da língua inglesa nos dois primeiros níveis (A1 e A2:)

YLE – para crianças 

A2 KEY ( KET) – para adolescentes e adultos 

Comprovam o conhecimento da língua em um nível  intermediário (B1 )

B1 Preliminary ( PET ) – para adultos e adolescentes 

IELTS – para adultos e adolescentes 

Comprovam o conhecimento da língua em um nível  pós- intermediário  ( B2 )

B2 First ( FCE ) – para adultos e adolescentes 

IELTS – para adultos e adolescentes

Comprovam o conhecimento da língua em um nível  avançado  ( C1 )

C1 Advanced ( CAE ) – para adultos e adolescentes

IELTS – para adultos e adolescentes

Comprovam o conhecimento da língua em um nível  proficiente ( C2 ) 

C2 Proficiency ( CPE ) – para adultos e adolescentes 

IELTS – para adultos e adolescentes 

Preparado? Confira as dicas que fizemos de como se preparar para os exames internacionais de inglês. Você pode ficar ainda mais perto do seu objetivo conhecendo nossos cursos preparatórios para exames internacionais e prepare-se com a Cultura Inglesa.

Para saber mais, entre em contato com a nossa central pelo WhatsApp (21) 4002 0909.
Consulte o seu nível de inglês!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados