Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Outubro Rosa: conscientização sobre o câncer de mama e combate à desinformação

Cultura Inglesa
30 de setembro de 2021

O mês de Outubro representa a luta e a conscientização sobre o câncer de mama. Mas você sabe por que a cor rosa foi escolhida como símbolo desse movimento mundial? Quer ficar por dentro dessa e de outras curiosidades importantes sobre o Outubro Rosa? Então, continue com a gente e entenda melhor a importância dessa luta! 

 

Outubro Rosa: criação e objetivo da campanha

mulher negra segurando laço outubro rosa

O movimento de conscientização e luta contra o câncer de mama se estende pelo mundo inteiro. O primeiro registro de atividades em torno da causa foi datado em 1990. E foi nesse primeiro momento que o laço rosa tornou-se o símbolo da luta.

A primeira Corrida pela Cura, em Nova York, distribuiu laços rosas para todos os participantes do movimento. Com o apoio da Fundação Susan G. Komen for cure, a corrida, que acontece anualmente, foi ganhando força até se tornar um movimento mundial! 

Dessa maneira, o objetivo central da campanha Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e disseminar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença para, assim, combater a desinformação. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados  66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio que vai de 2020 até 2022. Isso significa que a cada 100 mulheres estão previstos 61,61 casos. 

 

Sintomas

É necessário estar atento às alterações que podem acontecer com as suas mamas. Trouxemos alguns sintomas que funcionam como um sinal de alerta para que você procure um médico especialista no assunto. 

  1. Dor constante nas mamas ou mamilos. 
  2. Os seus mamilos podem estar diferentes, voltados para dentro. 
  3. Surgimento de aparições cutâneas ou vermelhidão em torno dos mamilos.
  4. Tamanho ou formato das mamas com alteração. 
  5. Textura da pele ou ondulações nas mamas. 
  6. Possíveis caroços próximos da axila ou nas mamas.
  7. Inchaço na região das mamas ou próximo delas.
  8. Secreções incomuns nos mamilos. 

Ainda com dúvidas e curiosidades sobre o assunto? Não se preocupe! Você pode aprofundar o seu conhecimento no site da Fundação Susan G. Komen enquanto treina o seu inglês. 😉

 

Quais as diretrizes para o tratamento do câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde?

O autoexame não é mais uma recomendação profissional para rastrear o câncer de mama. Isso não significa que você não deva ficar atento aos sinais de mudança do seu corpo. O autoconhecimento continua sendo um grande aliado para perceber possíveis alterações de formato, cor e dor em suas mamas. 

Conheça o que é normal, característico do seu corpo e perceba alterações de forma ocasional, tanto pela observação quanto pela palpação. O protocolo de periodicidade e as técnicas recomendadas anteriormente ao autoexame não fazem mais parte das diretrizes de rastreio da doença. Você pode obter mais detalhes aqui, no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

 

Fatos x Fake sobre o câncer de mama

Tenha cuidado com as informações falsas! Nem todo conteúdo disponível na internet é realmente verdadeiro. Para entender melhor sobre o assunto, é importante estar por dentro das fake news que circulam nas redes sociais e em sites falsos de notícias. Separamos esse verdadeiro e falso para deixar você alerta quando o assunto for câncer de mama. Confira!

✅ Verdadeiro: O câncer de mama também pode atingir os homens. 

❌Falso: O câncer de mama só atinge pessoas com idade mais avançada.

✅ Verdadeiro: Ter prótese de silicone não aumenta as chances de desenvolver câncer de mama.

Falso: Um único exame é o suficiente para diagnosticar o câncer de mama.

✅ Verdadeiro: Existem tratamentos para curar o câncer de mama.

❌  Falso: Alterações na mamografia já indicam câncer de mama. 

✅ Verdadeiro: Não há cremes ou pomadas que curem um câncer de mama. 

Falso: Existem combinações de remédios que substituem a quimioterapia. 

✅ Verdadeiro: O uso contínuo de sutiãs com bojos não causa câncer de mama.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados