Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

O que é Cambridge Proficiency English (CPE) e o que você precisa saber sobre este exame?

Ariane Carvalho
14 de maio de 2020

Se você pretende estudar, morar ou trabalhar fora do Brasil, um exame de proficiência em inglês pode abrir portas para você. Conheça tudo sobre os exames de Cambridge, como o próprio Cambridge Proficiency English!

Cambridge English possui diversos exames de proficiência, que atendem diversos objetivos. Seja na busca por cidadania em países como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido ou para quem deseja trabalhar ou estudar fora do Brasil, os certificados podem ser fundamentais.

O exame Cambridge C2 Proficiency, também conhecido como Cambridge Proficiency English (CPE), é a prova de qualificação em inglês de mais alto nível da instituição. Esse certificado atesta que o candidato possui alta competência ao falar, ouvir, escrever e compreender o idioma.

Siga com leitura e saiba mais sobre os exames da Cambridge!

O que é o C2 Proficiency do Cambridge Proficiency English?

No caso do exame Cambridge C2 Proficiency, o nível esperado de domínio do idioma é o mais alto possível. Ele indica que os candidatos têm total domínio do inglês e podem, sem restrições, trabalhar, viver e estudar em um país de língua inglesa.

Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) é uma tabela que padroniza o nível de conhecimento em inglês, permitindo que instituições como a Cambridge English estejam alinhadas com outras na criação dos testes e emissão dos certificados de proficiência.

Por que fazer a prova?

Cambridge Assessment English é uma instituição conceituada em todo o mundo. Seus exames são aceitos por mais de 20 mil universidades e instituições de ensino para concessão de bolsas e aprovação de matrículas na graduação, mestrado e doutorado. Por isso esse é um certificado tão almejado.

Como é realizada a prova?

O exame Cambridge C2 Proficiency é realizado de duas maneiras principais, em papel ou por meio de um computador. Independentemente da maneira como você fará a prova, antes é preciso encontrar uma empresa que seja autorizada pela instituição para aplicar o teste.

No site oficial de Cambridge Assessment English você tem acesso a uma lista completa de todas as cidades e, também, das escolas onde você pode agendar e fazer o exame. Atualmente mais de 50 centros autorizados aplicam a prova em todo o Brasil.

Acesse aqui a LISTA COMPLETA de todas as cidades.

Como se preparar para o exame?

A prova é dividida em quatro partes principais:

  • Reading and use of English (leitura e uso do inglês) – 53 questões, separadas em 7 áreas do conhecimento, que testam se você é capaz de lidar com diferentes tipos de texto, como livros, periódicos, jornais e manuais de ficção e não-ficção. Tempo limite: 1h30.
  • Writing (escrita) – você terá que escrever dois textos, que podem ser ensaios, reviews ou análises. O importante aqui é verificar ortografia, uso da norma culta, fluência, capacidade de raciocinar no idioma, dentre outros. Tempo limite: 1h30.
  • Listening (escuta) – 30 questões, divididas em 4 partes principais, avaliam sua capacidade de compreender uma vasta quantidade de materiais, como entrevistas, discursos e palestras. Tempo total: 40min.
  • Speaking (fala) – durante 16 minutos dois candidatos participam de simulações e situações cotidianas, que têm como principal objetivo avaliar a produção oral de cada candidato.

Agora que você já sabe como o conteúdo do exame é dividido, basta estudar e praticar o idioma. No site oficial da instituição você tem acesso a um teste gratuito para avaliar o seu nível de domínio do inglês ou se você preferir, pode também fazer o nosso teste de nível se estiver considerando o nosso curso preparatório para o exame.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados