Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

O guia definitivo sobre os principais exames de inglês

Ariane Carvalho
14 de maio de 2020

Ideais para as mais diversas situações, os exames de proficiência em inglês são as principais ferramentas para atestar conhecimento da língua. Seja para quem sonha em morar fora ou para quem deseja dar aula, eles são a garantia da sua habilidade na interpretação oral, na redação, na interpretação escrita e na conversação.

Naturalmente, cada um deles tem um objetivo e, por isso mesmo, é extremamente importante definir o que se quer atingir ao fazer um exame deste tipo. Pegue um papel e anote seus principais sonhos relacionados à língua inglesa, escreva quais países gostaria de conhecer e descubra se algum deles desperta uma vontade de fazer algo maior: um intercâmbio, encontrar um emprego ou um novo lar.

Fez? Agora continue lendo este artigo para entender qual exame é melhor para você e comece a se planejar!

Principais exames de inglês

IELTS

Aceito em países como o Reino Unido, a Austrália e o Canadá, serve para comprovar a proficiência na língua inglesa visando diversos objetivos, seja para estudar, trabalhar ou viver no exterior. Divide-se em quatro tipos de exames de inglês, sobre os quais já falamos anteriormente. Recapitulando, são eles:

  • IELTS Academic  (para aqueles que desejam se inscrever em uma graduação ou pós-graduação no exterior);
  • IELTS General Training (voltado para quem deseja morar e trabalhar fora).

O IELTS não tem prazo de validade, mas é importante saber que muitas universidades, por exemplo, determinam um período máximo desde a realização da prova. É bastante comum que elas não aceitem exames realizados há mais de 2 anos.

Em relação ao sistema de notas, na maioria das modalidades do IELTS não existe nota mínima. Você pode tirar de 0 a 9. De todo modo, caso esteja fazendo o exame com fins de estudo, recomendamos que consulte as políticas da instituição de ensino de sua preferência, pois muitas exigem uma nota mínima.

O exame IELTS Life Skills, especificamente, não faz uso desse mesmo sistema de notas. No lugar da nota numérica, você receberá o “pass” ou “fail”.

É essencial que você entenda qual seu objetivo antes da prova e veja qual é o momento mais adequado para agendamento e realização do exame. Além disso, vale ressaltar que existem programas preparatórios que auxiliam no estudo e aumentam as chances de uma possível aprovação.

Outra informação importante é que você pode prestar o exame no computador ou em papel. O resultado sai em até 13 dias corridos para provas feitas em papel e em até 7 dias para provas realizadas no computador.

TOEFL

O melhor exame para quem tem como meta estudar em uma universidade estrangeira, especialmente se localizada no Canadá ou nos Estados Unidos, o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) mede o conhecimento da língua por meio de uma pontuação.

Isso significa que ele é aberto para os mais diversos níveis e seu resultado indica o domínio do estudante sobre o inglês, sendo que existe uma pontuação mínima de 61 (de um total de 120 pontos).

Como o TOEFL é amplamente aceito nos EUA, muitas pessoas acham que o inglês cobrado no exame é o americano. Acontece que o TOEFL tem diversas atividades de listening, inclusive na parte de speaking. Os áudios que você escutará podem ser no inglês americano ou não. Por esse motivo, é importante estar bem preparado para entender os mais diversos sotaques.  

Tanto o TOEFL quanto o IELTS tem duas redações, uma voltada para uma escrita mais técnica e outra para uma escrita mais opinativa. O TOEFL valoriza especialmente a organização das ideias, enquanto o IELTS dá um peso maior aos termos e estruturas gramaticais e ortográficas.

A prova total dura cerca de 4 horas. A entrega da pontuação acontece em até 6 semanas, pois é enviado dos Estados Unidos pelos correios. O resultado é válido por até 2 anos.

Cambridge

Se esse nome não parece estranho para você, não é à toa: a Universidade de Cambridge é uma das mais renomadas do mundo, localizada no Reino Unido, e oferece cinco testes diferenciados por nível de inglês exigido.

São eles: KET (nível básico), PET (nível intermediário), FCE (nível pós-intermediário), CAE (nível avançado) e CPE (nível proficiente), sobre os quais já falamos anteriormente.

Seus exames são altamente recomendados para aqueles que têm como objetivo estudar ou trabalhar em outro país. São testadas as 4 habilidades (Reading, Writing, Listening, Speaking) e, dependendo do exame, ele pode durar de duas horas e meia a pouco mais de três horas e meia.

Assim como os demais exames, há formas de se preparar para os exames de Cambridge e aumentar as chances de se sair bem.

Agora que você já sabe quais são os principais testes de proficiência aceitos no mundo, basta definir seu objetivo, qual teste melhor atende suas necessidades e começar a se preparar!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados