Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Não faltam motivos para você estudar inglês profissional. Que tal começar por estes?

Ariane Carvalho
14 de maio de 2021

Não há como negar que o inglês tem se tornado primordial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Quando consideramos o cenário atual, em que se aumentam as exigências para a conquista de uma oportunidade, fica ainda mais evidente a necessidade do inglês profissional. Frente a um mercado cada vez mais competitivo, torna-se fundamental o aprimoramento constante de forma a se diferenciar dos concorrentes. Aqui, imaginamos que você possa estar se perguntando: como aproveitar alguns pontos positivos que eu já tenho para me destacar, então? É possível, por exemplo, melhorar o meu inglês, mas com foco, agora, no inglês profissional? De que forma o aprendizado do inglês profissional vai impactar a minha vida? Para responder a essas e outras perguntas trouxemos aqui várias dicas que vão fazê-lo decolar rumo aos seus objetivos profissionais. Preparado? Então, vamos nessa!

 

 

O que é o inglês profissional?

Achamos importante fazer uma breve abordagem sobre o que é o inglês profissional antes de entrarmos, mais especificamente, em como ele pode ajudar você a alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Ao estudar inglês, você certamente aprendeu aspectos gramaticais da língua, a estrutura e as técnicas para aprimorar a sua pronúncia, assim como a leitura e a escrita do idioma. Quando nos referimos ao inglês profissional, a ideia é aprimorar os conhecimentos que você já tem do idioma, mas agora com foco no inglês para negócios.

Dessa forma, você estará mais capacitado para usar o idioma no seu dia a dia profissional, preparando-se para as mais diversas situações, como reuniões de negócios, apresentações, eventos, conferências, atendimento ao cliente e até mesmo para a busca por uma oportunidade no mercado – sim, para comprovar que você sabe o idioma, essa é uma etapa comum nos processos seletivos, ou seja, uma entrevista, em inglês, com termos específicos da área em que você vai atuar.

No século XXI, portanto, você precisa se preparar para lidar com todas essas situações, mostrando que é capaz de se comunicar, orientar e negociar com pessoas que falam inglês. É o que justifica, inclusive, o sucesso e os salários mais altos dentre as habilidades mais atraentes para o mercado. Então, não tem desculpa. É hora de aperfeiçoar o seu inglês profissional para alcançar voos mais altos!

Dicas para inserir o inglês profissional no seu dia a dia

Agora que você já sabe o que é o inglês profissional e a sua importância para o mercado de trabalho, vamos dar algumas dicas sobre como fazer com que ele seja parte da sua rotina diária. Afinal, pessoas com inglês fluente chegam a ganhar salários 61% mais altos do que aquelas que não falam a língua, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, empresa especializada em ofertas de emprego e conteúdos sobre o mercado de trabalho. Dessa forma, não restam dúvidas de que é hora de se aperfeiçoar, certo? Vamos às dicas! ?

 

1. Reserve um tempo para os estudos

Aqui, voltamos àqueles tão conhecidos ditados que dizem: “não há fórmula mágica” e “sem a prática não se alcança a perfeição”. Definitivamente, é isso mesmo! Reserve um horário fixo do seu dia para se dedicar aos estudos. A flexibilização, aqui, só é permitida em casos extremos. Encare esse aprendizado como parte do seu sucesso, tanto pessoal quanto profissional, ok?

2. Leia notícias e livros em inglês

Como um profissional que deseja se destacar dos demais, você precisa estar antenado ao que acontece na sua área, portanto, leia as notícias em inglês. Sites interessantes são o The Washington Post, assim como o Time Magazine, por exemplo. Procure também por livros da sua área em inglês. Ao navegar pela internet, verá que opções não vão faltar. Caso não entenda uma ou outra palavra, recorra ao dicionário. Mas, atenção: nada de traduzir tudo! A ideia é você se familiarizar com palavras desconhecidas. Caso não entenda algo, deixe-se levar pelo contexto, pela associação com as demais palavras do texto. A gente garante que, dessa forma, rapidamente você vai melhorar o seu inglês profissional para dar show no ambiente de trabalho!

3. Mantenha as legendas em inglês

No ambiente de trabalho, cada vez mais se usam vídeos e áudios como recursos de informação e capacitação. Assim, aproveite a oportunidade e coloque as legendas em inglês. Dessa forma, estará contribuindo para a melhora da sua pronúncia e, ao mesmo tempo, da leitura, já que acompanhará como as palavras são escritas.

4. Treine seu ouvido

Praticar a escuta é fundamental para o aprimoramento do idioma. Ao entender o que está sendo dito, você consegue elaborar uma resposta adequada. Por esse motivo, é essencial treinar o seu ouvido. Você pode fazer isso por meio de músicas em inglês, com playlists no YouTube e Spotify, por exemplo. Além de ser excelente para treinar a sua escuta em inglês, é algo que lhe proporcionará prazer e diversão!

Ouvir podcasts também é uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo ou, ainda, para quem não gosta muito de ler. A dica, aqui, é buscar sempre por algo que tenha alguma relação com aquilo que você trabalha, para aprimorar ainda mais o seu inglês profissional.

5. Agende as suas tarefas em inglês

Todos temos os nossos compromissos, sejam pessoais ou sejam profissionais. Nesse momento, aproveite para agendá-los em inglês.

Você pode usar um planner, agenda, caderno ou até mesmo o celular para separar as suas atividades da semana usando termos em inglês. Escreva um “to do” todo em inglês. Anote tudo por extenso, nada de abreviações, viu? Lembre-se: quanto mais você praticar, mais rápido vai internalizar o idioma. ?

6. Converse em inglês
Conforme repetimos sempre, a melhor forma de aprender é praticando. Portanto, aproveite para conversar com os seus colegas de trabalho em inglês. Nesse momento, você pode – e deve – procurar por pessoas de diferentes departamentos, logo, não se restrinja somente ao seu. Aproveite para falar sobre as atividades que você exerce na empresa – e ouça também, claro (rs). É uma excelente forma, inclusive, de ampliar o seu networking.

7. Faça um mix entre o inglês profissional e o inglês do dia a dia

Ao usar o inglês profissional, você também precisará das estruturas do inglês que aprendeu para uso diário, portanto, não o deixe de lado. Aproveite para ler as nossas dicas sobre como avançar no inglês sem sair de casa. Tem tudo a ver com o que estamos falando aqui. Você vai adorar!

Inglês profissional: ideal para você!

 

No decorrer deste artigo vimos a importância do inglês profissional para o mercado de trabalho, mas ficou faltando uma dica.   é a cereja do bolo, é o que você precisa para impulsionar a sua carreira. Confira!

Mesmo seguindo à risca todas as dicas que demos aqui, muitas vezes falta aquele “empurrãozinho” para começarmos a praticar o inglês profissional. E mais do que isso, precisamos de alguém para trocar e que esteja do nosso lado rumo a esse aprendizado. É justamente por esse motivo que estamos aqui: para ajudar você!

De forma a estar ao seu lado neste momento tão importante da sua vida, lançamos o Professional English, um curso para quem quer falar inglês de verdade, sem medo, em qualquer situação de trabalho.

Você vai desenvolver o idioma em um ambiente de muita troca e aulas práticas, focadas no mercado de trabalho em qualquer área.

Sabe aquelas situações do dia a dia em que você precisava do inglês profissional para uma determinada tarefa, mas ficava horas para resolver porque faltava o conhecimento necessário? Isso ficou pra trás! Por meio do Professional English você vai aprender várias técnicas para se sair bem em reuniões de negócios, apresentações, atendimento ao cliente, entrevistas e muito mais.

Era o que você precisava para voar mais alto, e nós acreditamos que é capaz disso! Confira os benefícios e diferenciais do Professional English e garanta já a sua vaga!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados