Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Como usar o inglês para LoL e se tornar um jogador profissional?

Ariane Carvalho
26 de agosto de 2021

Apesar dos games estarem associados à diversão, eles funcionam como verdadeiras ferramentas de aprendizagem, ainda mais para quem quer se aprofundar no inglês. De forma a comprovar isso, hoje vamos falar sobre a importância do inglês para LoL – League of Legends -, um dos jogos eletrônicos mais jogados no mundo. Ficou curioso? Fique com a gente até o final do artigo para saber mais sobre o assunto! ?

Como já falamos no artigo Profissão Gamer, o mercado de games tem crescido cada vez mais. Se considerarmos somente o Brasil, de acordo com a Newzoo – consultoria especializada na indústria de games -, somos o 13° maior mercado de games do mundo. Um número bastante expressivo e motivador, não é mesmo? ?

É hora, portanto, de ampliar os seus conhecimentos no LoL. A nossa dica, portanto, é que você foque nos campeões de League of Legends e nos personagens. E, o mais importante: esteja por dentro de tudo o que envolve o inglês para LoL, já que quase 100% das expressões e gírias do jogo estão neste idioma.

Personagem de LoL se locomove pelo gráfico do jogo

Fique por dentro do League of Legends!

Para você ficar por dentro de tudo o que envolve o League of Legends de forma a se sair bem e entender como o jogo funciona, trouxemos algumas dicas interessantes. Vamos, juntos, entrar no universo do LoL?

O LoL é jogado em equipes, e a todo momento você precisa cooperar com os seus colegas para que o objetivo seja alcançado. Há mapas e modos diferentes, com estratégias também distintas. O mais conhecido deles é o Summoner ‘s Rift, usado também nos campeonatos profissionais. Vamos, portanto, utilizá-lo como exemplo aqui.

No Summoner ‘s Rift o objetivo é destruir o Nexus inimigo. O Nexus representa a estrutura final do League of Legends. Comparando, seria o “chefão” dos jogos de videogame mais antigos.

Mas, como alcançar o Nexus inimigo? A tarefa não é simples, e aí está a genialidade do game! Você precisa passar por rotas e destruir vários obstáculos, como as tropas inimigas, as torres e até mesmo a equipe que jogará contra você.

Para jogar, é necessário escolher um campeão, com mecânicas e habilidades diferentes, além de um conjunto de magias. Quando se dão as batalhas, além de ganhar experiência, você poderá evoluir uma das quatro habilidades disponíveis, com diferentes efeitos: cura, aumento de velocidade ou a morte do seu oponente.

Com o tempo, de acordo com o que realiza no jogo – formas de execução do campeão inimigo, destruição de torres, entre outros – você também ganhará moedas de ouro. Elas servem para a compra de itens que tornarão o seu campeão ainda mais potente.

Quanto mais você jogar, mais descobrirá sobre o game, além de colocar em prática o seu inglês para além das partidas de LoL.

Mapa do League of Legends, com os campeões passando pelas rotas e por vários outros obstáculos para derrubar o Nexus inimigo.

14 termos específicos do vocabulário para LoL

Como todo jogo eletrônico de sucesso, o LoL tem um vocabulário próprio. São palavras, gírias e expressões características do inglês para LoL. Fomos atrás de algumas e trouxemos para você.

1- Ace

Ace é a palavra usada quando todos os campeões de um time estão mortos.

2- Bait

Bait significa isca. Essa palavra é usada para enganar o inimigo. Acontece quando o seu time, por exemplo, monta uma estratégia para atrair os oponentes em direção a algo que não é vantajoso.

3- Burst

Burst é “estouro”. Essa palavra é usada quando muitos danos são causados em um espaço de tempo bem curto.

4- Dive

Dive é significa “mergulho”, ou “mergulhar”. Acontece quando um jogador persegue um campeão inimigo mesmo sob ataque da torre inimiga.

5- DPS

DPS é a sigla que significa “danos por segundo”.

6- Fog

Fog é o mesmo que névoa, em português. É a parte escura do mapa, aquela sobre a qual não se tem visão.

7- Flank

Flank é o mesmo que “flanco”. Essa palavra é usada quando se tem a intenção de emboscar o inimigo por trás, de forma que ele fique preso.

8- Harass

Harass significa “molestar”, causar dano, pressão e risco sobre um inimigo.

9- KDA

KDA é sigla para “kills, deaths e assists”, ou seja, abates, mortes e assistências.

10- Last hit

Last hit é o último e fatal ataque a uma tropa.

11- Lane

Lane o mesmo que “trilha”. No LoL, são os caminhos possíveis para se chegar à base inimiga, que podem ser:

  • Top Lane: trilha do topo.
  • Mid Lane: trilha do meio.
  • Bottom Lane ou Bot Lane: trilha de baixo.

12- Shadow ou Ghost

“Sombra” e “fantasma”, respectivamente, são palavras usadas para dar cobertura a um aliado enquanto ele está escondido na fog.

13- Split push

Acontece quando alguém avança um lane sozinho enquanto os outros integrantes do time realizam alguma ação em outra parte do mapa.

14- Zonear/Zoning

Significa “controlar uma zona”. Você pode fazer uso de itens, por exemplo, ou de suas próprias skills para controlar uma parte do mapa de forma a impedir que os seus inimigos entrem nela.

O vocabulário é bem mais extenso, e você vai conhecendo os termos à medida que for ganhando experiência. Que tal reunir a galera e começar a praticar desde já? ?

Jogadores se abraçam antes de começar o campeonato

Inglês para LoL: o conhecimento do idioma contribui para novas oportunidades

Quando abordamos as dicas de vocabulário gamer aqui no blog, falamos justamente sobre o fato de as palavras e gírias desse universo estarem em inglês, e no League of Legends não seria diferente, como acabamos de ver no tópico acima.

O jogador que domina o inglês para LoL, portanto, tem mais facilidade para entender termos específicos do jogo, além de se comunicar melhor com players de outras nacionalidades.

E se você sentiu um frio na espinha quando dissemos “de outras nacionalidades”, é melhor se acostumar. Os torneios de e-Sports são disputados mundialmente, o que aumenta a probabilidade de você se deslocar para outros países a fim de jogar com players de outros países.

Inglês para LoL: essencial para quem quer desenvolver carreira na área de games

Quem joga League of Legends (LoL) sabe a importância de, a todo momento, comunicar-se com os demais jogadores do seu time para que, juntos, pensem nas melhores estratégias a fim de derrotar o adversário. Essa comunicação, sem o conhecimento do inglês para LoL, torna-se quase impossível, já que os comandos e as posições, ou melhor, tudo, dentro do universo do jogo, está em inglês.

Inclusive, para jogar no nível competitivo, é preciso dominar um vocabulário bem mais específico. O inglês para LoL, agora, inclui outras palavras e expressões típicas de um nível intermediário do idioma. São muitos detalhes que precisam ser considerados, como posições, tropas, posições no mapa, entre outras.

Dessa forma, se você pretende investir nessa carreira e se tornar um jogador profissional, é importante desenvolver o inglês. É imprescindível que tenha os conhecimentos necessários no idioma de forma a utilizar o inglês para LoL a fim de favorecer as jogadas em equipe. Neste momento, os detalhes são cruciais e serão responsáveis pelo bom desempenho do time. A partida pode ser definida de acordo com o tempo certo e o comando de uma jogada, portanto, tudo precisa estar muito bem sincronizado.

Equipe de LoL sendo formada no mapa do jogo

Além disso, o desenvolvimento de uma carreira passa, necessariamente, pelo entrosamento fora das partidas, pois a todo momento você vai treinar com o seu time e outros jogadores, de diferentes nacionalidades. Torna-se necessário, portanto, desenvolver o inglês para conhecer a cultura dos jogadores estrangeiros e, claro, para o seu desenvolvimento pessoal e com a equipe.

Quais são os principais torneios de LoL?

Agora que você já viu como funciona o game e sua jogabilidade, que tal se aventurar pelos vários torneios que acontecem no Brasil e até mesmo fora do país? ✌️

Opções não vão faltar, viu? Todas as competições são organizadas pela Riot Games, desenvolvedora do LoL, e distribuem prêmios em dinheiro. Quanto à organização, são semelhantes às ligas de futebol: Premier League, na Inglaterra, La Liga, na Espanha, Série A, na Itália, e assim por diante. As partidas são disputadas por times de até seis componentes, sendo um jogador reserva. O regulamento destas varia de acordo com a região.

Como dissemos, existem vários campeonatos ao redor do mundo. É uma excelente oportunidade, inclusive, para você praticar o seu inglês, já que precisará trocar com jogadores de outras nacionalidades. Confira os torneios existentes atualmente:

  • Brasil – Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)
  • América do Norte – League of Legends Championship Series (LCS)
  • Europa – League of Legends European Championship (LEC)
  • Coreia do Sul – League of Legends Champions Korea (LCK)
  • China – League of Legends Pro League (LPL)
  • Taiwan/Macau/Hong Kong – League of Legends Master Series (LMS)
  • Vietnã – Vietnam Championship Series (VCS)
  • Leste Europeu – League of Legends Continental League (LCL)
  • América Latina – Liga Latinoamérica (LLA)
  • Turquia – Turkey Championship League (TCL)
  • Japão – League of Legends Japan League (LJL)
  • Oceania – Oceanic Pro League (OPL)
  • Sudeste Asiático – League of Legends SEA Tour (LST)
  • Campeonato Mundial de League of Legends (Worlds)
  • Mid-Season Invitational (MSI)

Com isso, os games podem ser assistidos ao vivo pela plataforma de streaming Twitch, que exibe jogos eletrônicos praticamente 24 horas por dia, ou pelo YouTube.

Nacionalmente, um dos torneios mais cobiçados pelos amantes de LoL é o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), que é o torneio de LoL no Brasil. As melhores equipes do país participam da competição. Elas concorrem a uma vaga pelo título mundial.

Os jogadores precisam, para participar do campeonato, ter 17 anos ou mais, ter um coach, comprometer-se a participar de todas as etapas da competição além de um representante com CNPJ, já que assinarão um contrato com a Riot.

Frizz é o personagem de LoL que tem um tridente e faz acrobacias

Quem domina o inglês vai ainda mais longe!

Jogar sem ter o inglês como língua materna realmente não é tão simples, ainda mais quando falamos de um game que é rico em estratégias, como o League of Legends, em que um comando pode acabar com uma partida. Por outro lado, quem já tem os conhecimentos de inglês para LoL e deseja trilhar a carreira profissional sai na frente.

A Cultura Inglesa, curso de inglês oficial da Game XP, assina como marca apoiadora e incentiva você a aprender o idioma para se destacar no mercado de e-Sports!

Entendemos que quando você ganha autonomia com o inglês, também ganha força para conquistar o que quiser: seja jogar em torneios internacionais ou entrar no mercado de games.

Portanto, não perca mais tempo. Inscreva-se em nosso workshop gratuito “Teoria dos jogos: como ser um professional gamer” e conquiste o seu espaço no mercado!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados