Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Fim de semestre na Cultura Inglesa: como avaliar o que aprendi e traçar objetivos futuros?

Yasmin Freitas
12 de dezembro de 2021

Sempre que começamos a estudar algo novo, iniciamos a jornada cheios de motivação, expectativas e objetivos. No entanto, sabemos que nem sempre o caminho é como planejamos e assim, muitos acabam desistindo dos estudos por conta desses obstáculos.

Mas, se você concluiu o semestre no seu curso de inglês apesar de todos os desafios que podem ter surgido nesse caminho, agora é hora de rever seus próximos passos antes do semestre que está por vir!

Mas como saber se estou progredindo? Vamos conferir algumas dicas!

1- Reveja o conteúdo

mulher branca lendo livro ao lado de uma estante de livros simbolizando a revisão de conteúdo

Sabe aquele conteúdo que você estudou bem no início do semestre? Que tal revê-lo através de um quiz ou exercícios para ver o quanto você lembra sobre ele? Não fique triste se não conseguir acertar todas as questões: o que importa é verificar o quanto você evoluiu em relação ao tópico abordado de forma geral. Em caso de dúvidas, já inclua esse conteúdo na sua lista de prioridades para o próximo semestre!

2- Feedback

Entender o que estamos fazendo bem e o que precisamos melhorar é muito importante para ganharmos confiança e nos motivarmos a seguir com os estudos. O papel do professor é muito importante nessa etapa, pois ele é capaz de dizer como está sua produção oral, escrita e participação nas atividades desenvolvidas em sala. Porém, seus colegas de sala também são ótimas pessoas para te ajudarem com isso: além de terem ouvido e convivido com você ao longo do semestre, dar feedback a eles também é uma forma de melhorar suas habilidades como aluno, vendo as práticas que outros colegas de sala possuem e que você pode incluir na sua rotina de estudos e interações em sala.

3- Autoavaliação

Esse item se assemelha a rever o conteúdo, mas vai um pouco além. Quando nos autoavaliamos, refletimos sobre todo o feedback recebido ao longo do semestre e pensamos em atitudes que possam nos ajudar a progredir nos estudos nas próximas etapas. E o que podemos considerar nessa etapa? Você pode se perguntar algumas coisas, como por exemplo:

  • O que consigo fazer em inglês após o término deste módulo?
  • Como foi minha atitude em sala?
  • Me dediquei aos deveres de casa conforme o sugerido pelo professor?
  • O que preciso fazer para aproveitar mais a minha experiência como estudante de língua inglesa?

 

 

Na Cultura Inglesa contamos com um sistema de avaliação que promove várias oportunidades de verificar seu aprendizado ao longo do semestre. Além dos checkpoints, que são quizzes periódicos (Checkpoints) para verificar o quanto você entendeu de cada unidade temática abordada e dos trabalhos escritos ao longo do semestre (Writing Bits) e uma avaliação oral final (Speaking Showcase) na qual o aluno consegue se expressar em inglês falando de um tópico que seja de seu interesse, usando o vocabulário e estruturas abordados no módulo. Além disso, o curso conta com os projetos Act Global, no qual os alunos aprendem enquanto planejam algo colaborativamente a cada semestre, abordando temas que são sempre atualizados a cada semestre. Para a Cultura Inglesa, promover a sensação de progresso (sense of achievement) é indispensável para que o aprendizado seja sólido e o inglês nunca te deixe na mão.

Gostou? Então aproveite para fazer seu nivelamento e iniciar uma nova jornada no próximo semestre!

 

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados