Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Dia das Bruxas: prepare uma fantasia de Halloween sem sair de casa!

Cultura Inglesa
21 de outubro de 2021

A época mais assustadora do ano chegou! E agora: o que vestir no dia 31 de outubro para se jogar na brincadeira do Dia das Bruxas?! Calma, não se preocupe! Embora a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil tenha chegado ao menor patamar desde o início da medição, alguns cuidados ainda são essenciais para impedir o contágio. Por isso, nós resolvemos lançar uma ajuda extra para você que a-d-o-r-a ficar a caráter e fazer a sua fantasia de Halloween. Role para baixo e veja como preparar uma fantasia sem sair de casa. 

Antes de tudo, não podemos deixar de fazer esta pergunta: você está afiado em todos os símbolos e origens dessa data aterrorizante? Separamos o que você precisa saber para curtir a comemoração do jeito certo – por dentro de todo o significado da data. 

 

 

Step #1: saiba quais são os 3 símbolos do Halloween

 

1- As abóboras (The pumpkin

A história original da simbologia da abóbora trazia como elemento o nabo e o cenário era a Irlanda. Isso mesmo, nem tudo foi do mesmo jeito que conhecemos hoje! A abóbora associada à lanterna faz referência ao conto de “Jack O’ lantern”, uma figura que assombrava a população da Irlanda depois mesmo depois de morto.

Com a grande produção de abóboras nos Estados Unidos nessa época do ano, esse foi o elemento que ganhou força para substituir o nabo e representar o terror da noite.

Abóbora com Happy Halloween escrito sobre ela

2- As bruxas (The witches)

Fazendo parte desde a origem da celebração, as bruxas passaram por uma ressignificação até assumir o caráter maléfico que conhecemos hoje. No início do Halloween celta, elas representavam a imagem de mulheres sábias e que tinham uma relação forte com a natureza. 

À medida que a data foi ganhando força pelo mundo, as bruxinhas também mudaram o significado que tinham até o momento e passaram a ser associadas à imagem do pecado e ao mistério. Você sabia dessa? 

Bruxas do filme Hocus Pocus da Disney. Elas são símbolos do Halloween.

3- Doces ou travessuras (Trick or treats)

A história da tradição celta conta que os doces serviam como doações para afastar os espíritos do mal que surgiam no dia anterior – dia dos mortos, de acordo com o calendário da cultura local. 

As mulheres celtas tinham como missão fazer um “bolo da alma”, como era chamado, para garantir a paz na semana dos finados. Assustador, não é mesmo? Quando a comemoração chegou aos Estados Unidos, o costume foi substituído por doces em geral, e claro, as crianças não iam querer ficar de fora dessa! 😉

Vídeo de casa preparada para o dia das bruxas e cachorros fantasiados na porta simbolizando o famoso pedido "doces ou travessuras"

 

Step #2: imagine qual fantasia de Dia das Bruxas combina com você!

Agora que você já está por dentro dos principais símbolos dessa data muito importante para a cultura dos países que falam a língua inglesa, chegou a hora do melhor: aprenda como preparar a sua fantasia para comemorar de um jeito diferente e especial este ano, sem sair de casa. 

Separe aqueles acessórios que você já usou em fantasias passadas. Ah! não se esqueça dos adereços de Carnaval, eles também serão úteis.

Veja alguns materiais que irão nos ajudar nessa composição: tesoura, canetas coloridas, tinta guache e glitter – mas não se preocupe caso não tenha todos! A tesoura já é o suficiente para você criar algo assustador em alguma blusa velha. 

Procure por referências! Já separamos algumas dicas mais assustadoras para você: Arlequina, Coringa, Wally, Noiva Cadáver, Michael Myers, Frankenstein, A maldição das bruxas e It – A Coisa. Mas não se preocupe, também temos referências mais leves para essa comemoração. 

Referências pops: a verdade é que muitos hits internacionais podem trazer inspirações incríveis para a sua fantasia – até mesmo a rainha do pop pode ganhar espaço no seu Halloween! Já pensou em usar a fantasia “Boy Toy”, da Madonna, como referência? E não se limite à nossa ideia, você pode ir além usando a Lady Gaga, Britney Spears e Vanessa Hudgens. 

Michael Jackson comendo pipoca no cinema - thriller

Com ideias bem estruturadas, chegou o momento de partir para a parte prática! Com a tesoura em mãos, não tenha medo de ousar e fazer cortes e furos em roupas velhas – pode ser uma blusa branca ou até mesmo até aquela calça de pijama que você não usa mais. 

Para dar um up na sua #CulturaCostumes, ouse também na maquiagem! Use tinta branca ou farinha para dar um aspecto de palidez ao rosto. Tem algum batom vermelho em casa? Se sim, use-o para contornar em volta dos olhos e da boca para trazer uma textura de sangue. Pronto, já produziu a sua primeira fantasia!

Não tem uma blusa velha para cortar? Não se preocupe, você também pode usar aquele lençol que não usa mais e criar uma outra fantasia. Já imaginou assustar todo mundo vestido de ghost

Use uma lanterna por baixo do lençol para dar um teor mais assustador durante a noite! E uma dica: caso não tenha uma lanterna, você pode usar a do próprio celular.

Não quer uma fantasia, mas gostaria de produzir uma máscara horripilante para usar na celebração? Então, personalize a sua máscara facial do jeito que preferir: vale usar caneta para desenhar morcegos e bruxas, ou até mesmo pintar uma boca assustadora para substituir a sua na hora que vestir a máscara. Você pode conferir a dica que separamos no Instagram, aqui. Depois, é só se divertir e usar a hashtag #CulturaCostumes.

Estamos ansiosos para ver o que você consegue criar nesse Halloween diferente – sem sair de casa! 😉 

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados