Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Entrevista de emprego: você está preparado?

Ariane Carvalho
11 de outubro de 2020

Chegou o dia para o Lucas. Durante algum tempo ele se preparou para uma entrevista de emprego naquela empresa multinacional tão cobiçada. Muitas vezes ele se perguntou se estava pronto para aquele momento. Repassou todos os pontos: demonstrar energia, disposição para trabalhar, entusiasmo para atingir metas, persistência, dedicação, orientação para objetivos e, é claro, mostrar seus valores pessoais de ética e honestidade. Checou as informações do currículo: curso técnico, faculdade de administração em andamento, inglês intermediário, último emprego etc. Lucas sentiu-se determinado e ligou o notebook para a entrevista por videoconferência.

Já na sala do aplicativo, reparou em sua mesa algumas balas, amendoins e água. Confiante, Lucas aguarda até que o aplicativo anuncie a entrada de Raphaela, a psicóloga da primeira entrevista. Se cumprimentam, sentam-se e Lucas está confiante, até que Raphaela começa a fazer uma entrevista de emprego em inglês e diz  “tell me about yourself, Lucas…”

via GIPHY

 

O momento da verdade na hora de falar inglês pode ser assustador, para alguns

Naquele instante, Lucas se deu conta do que significava dizer que seu inglês era intermediário, pois conhecia muitos que respondiam sempre dizendo que tinham domínio intermediário da língua inglesa quando, na real, tinham um conhecimento básico (e olhe lá!). Eles não temiam o momento da verdade!

Enquanto Lucas se lembrava das expressões I’m freezing, help me e save our souls, que viu em filmes e séries de TV, Raphaela anotava em seu planner: mild despair (desespero moderado). Passados os primeiros segundos do momento da verdade, preenchidos pela clássica descarga de adrenalina, Lucas se refez, respirou fundo e, movido por uma força que ele não sabia de onde vinha, disparou: “I can try” (Posso tentar).

via GIPHY

Ainda bem que Lucas foi honesto consigo mesmo e ético em seu currículo, porque se não fosse assim, Raphaela não teria, ao final da entrevista, revisto a sua primeira impressão e confirmado que, além de suas competências e talentos, Lucas tinha um inglês de intermediário para avançado, precisando apenas de um pouco de prática para resolver as situações mais simples de comunicação naquele cargo para o qual concorria.

 

Você está preparado para o momento da verdade se precisar fazer uma entrevista de emprego em inglês?

Quem nunca passou por esse momento da verdade, precisa considerar que isso é cada vez mais possível de acontecer. O inglês é perceptivelmente a segunda língua das pessoas na maior parte do mundo e, de fato, adotado como a segunda língua oficial em vários países. Considerando a dependência comercial cada vez maior entre os países, a criação de empresas multinacionais ou que mantêm relacionamento comercial com empresas de outros países e a integração dos sistemas públicos de gestão e de educação brasileiros com instituições estrangeiras, o inglês torna-se um filtro de muita importância nos processos seletivos. Pense nisso: menos de 5% da população brasileira têm fluência em inglês. Você está incluído nesse grupo?

via GIPHY

Descubra seu nível com o teste de inglês gratuito e online da Cultura Inglesa!

 

Eu posso me destacar com o inglês que eu já sei?

Na nossa história, Lucas se safou de uma má avaliação porque o seu inglês era intermediário e o nível exigido pelo cargo para o qual ele se candidatou era o mesmo. Mas nosso exemplo não teria passado por essa etapa caso o nível exigido fosse o de inglês avançado ou, até mesmo, fluente. Isso se aplica a você. Se nada ou pouco sabe da língua inglesa, não importa o motivo da sua intenção em se destacar com o inglês. Sempre é hora de aproveitar as várias vantagens para quem aprende a língua, como a facilidade em se comunicar com pessoas de qualquer lugar, viajar, conhecer outras culturas, entender melhor suas músicas, filmes e séries favoritas e ter acesso a muito mais conteúdo, sobretudo na internet.

via GIPHY

Você pode começar com práticas simples, como mudar o idioma de seus equipamentos eletrônicos, assistir a séries, filmes e documentários em inglês, escutar músicas e cantá-las acompanhando a letra.

 

Se liga nessas dicas de inglês e conteúdos especiais

Clique aqui e faça o download preenchendo o formulário abaixo do nosso e-bookInglês para iniciantes: um guia prático para começar” e aproveite cada sugestão. Elas foram preparadas pensando em você!

 

 

Ou, se você já possui um nível de inglês mais intermediário ou avançado, e deseja montar um currículo em inglês baixe o nosso e-book ensinando Como montar seu currículo em inglês”

 

 

O que fazer para aumentar a minha competência?

É pra frente e pra cima que se anda. Para aumentar a sua competência, lembre-se que não há desculpas para deixar de fazer o que você sabe que precisa ser feito! O mundo de hoje tem muitas opções para se progredir no aprendizado da língua inglesa até atingir a fluência.

 

Só pode estudar em casa? Escolha aprender com aulas particulares

Você pode se preparar para uma carreira mais sólida aproveitando as nossas aulas particulares. O programa foi desenvolvido para atender pessoas de qualquer idade e com qualquer nível de conhecimento. As aulas são sempre com metodologia e professores da Cultura Inglesa e, ao final, você recebe o certificado. Para poder se ajustar na sua agenda, as aulas particulares acontecem nos dias e horários escolhidos por você. Ah, também é possível optar pela modalidade Presencial ou Live. Se preferir, as aulas podem ser em dupla.

Saiba mais sobre as nossas Aulas Particulares! =)

 

Sou fluente e quero alçar voos mais altos

Bora comprovar, pra todo o mundo, sua habilidade em conversar sobre vários assuntos? Que tal negociar um bom negócio ou se destacar e aproveitar as melhores oportunidades que a vida apresenta pra você? Se já atingiu o domínio da língua inglesa e quer alçar voos mais altos, é importante obter uma certificação internacional. Existem várias, como Cambridge, IELTS e TOEFL.

Você pode conhecer tudo sobre esses exames no post O guia definitivo sobre os principais exames de inglês que está em nosso blog. Leia com atenção e saiba mais sobre os exames internacionais. Entre em contato com a gente para escolher o melhor para você.

Agora que você já sabe que o inglês é fundamental para conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho, chegou a hora de dar o primeiro passo e começar a se preparar! Que tal testar as suas habilidades e verificar 15 expressões em inglês muito utilizadas em escritórios? 😉

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados