Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Questões de inglês do ENEM: você está preparado para mandar bem?

Ariane Carvalho
5 de novembro de 2021

O ENEM está chegando e dentre as disciplinas presentes no exame está a língua inglesa. Neste post, vamos falar um pouco sobre os tipos de questões de inglês que podem aparecer na prova e como não ser pego de surpresa neste momento tão importante para todos os estudantes concluindo o ensino médio. Vamos conferir algumas dicas?

 

6 dicas para fazer as questões de inglês do Enem 2021!

 

Dica #1: interpretação é tudo!

Fazer a prova com foco em gramática não vai ser de grande ajuda quando o assunto é ENEM. O que está em jogo na avaliação é a capacidade de interpretação de texto. Para melhorar sua leitura no idioma, tente ler notícias em inglês ou algum livro que você já leu em português em sua versão original. Não precisa exagerar e tentar ler muito todo dia.

Nesse sentido, a ideia é se familiarizar com as palavras, a organização das frases em inglês e diferentes gêneros textuais na língua inglesa. Variar entre textos de ficção e textos com foco informativo fará com que você agilize sua leitura e consiga otimizar seu tempo durante a prova, o que é super importante no dia do ENEM.

Gato colocando óculos e se preparando para as questões de inglês do Enem 2021

 

Dica #2: diferentes técnicas de leitura são sempre bem-vindas!

Assim como nas provas de língua portuguesa, as questões de inglês do Enem são formuladas para avaliar diferentes camadas da compreensão de um texto. Para isso, é importante que você faça a leitura focando inicialmente na ideia geral do texto e somente em uma segunda leitura, focar no que é pedido em cada uma das questões.

Uma outra dica que pode ser útil é tentar sublinhar as palavras mais importantes de cada parágrafo: esse processo de filtrar o que é mais importante no texto já é um exercício de compreensão por si só e com certeza fará com que você não caia em possíveis pegadinhas encontradas nas alternativas de cada pergunta.

 

Dica #3: elementos extra-textuais devem ser sempre observados

Ficar de olho na fonte do texto apresentado, em títulos, subtítulos e imagens sempre pode ajudar bastante na compreensão global do texto. Ao sabermos o tipo de texto proposto, é mais fácil conseguirmos interpretá-lo e saber encontrar as informações mais relevantes de acordo com as questões propostas.

cena de Kenan e Kel, série da nickelodeon

 

Dica #4: compreender os enunciados é tão importante quanto compreender o texto

Muitas vezes temos um bom conhecimento da língua, mas por não nos atentarmos ao que é pedido na questão, acabamos escolhendo a opção errada. Sendo assim, a mesma dica de sublinhar as palavras importantes no texto para nos atentarmos ao que de fato importa, o mesmo vale para os enunciados e opções de resposta apresentadas no exame. Assim, você aumenta suas chances de acertar as questões de inglês do Enem!

 

Dica #5: esteja de olho nas notícias

Assuntos como Global Warming (Aquecimento Global), Food Waste (Desperdício de alimentos), Health (saúde) e Distance Learning (Educação a distância) são alguns temas que poderão aparecer na prova. Que tal saber um pouco mais sobre esses assuntos lendo sites de notícias internacionais?

Para aproveitar mais essa experiência, tenha um caderno por perto. Você pode listar as palavras que mais aparecem nas diferentes notícias e assim expandir seu vocabulário sobre os temas mais relevantes para a prova.

 

Dica #6: saiba o que esperar fazendo questões de provas anteriores

Praticar nunca é demais! Por isso, faça questões das provas anteriores para se habituar com o estilo das perguntas. Observe os padrões das respostas e enunciados para utilizar seu tempo de prova da melhor forma possível.

 

Dica bônus: teste seus conhecimentos com o forms que preparamos!

Separamos algumas questões para você testar seus conhecimentos. Conclua o forms abaixo e descubra o quão preparado, de fato, você já está! 😉

 

E aí? Gostou das dicas?
Para conseguir fazer não só provas de inglês com mais confiança, mas também se comunicar na língua sem complicação, a Cultura Inglesa pode te ajudar! Faça seu nivelamento e descubra como anda seu inglês.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados