Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Enem 2021: 5 dicas de interpretação de texto em inglês para você gabaritar!

Ariane Carvalho
8 de novembro de 2021

Sabemos que os textos do ENEM geralmente são extensos e às vezes envolvem palavras com as quais não temos muita familiaridade. Levando em conta que todo o exame possui requer muito da nossa capacidade de interpretação, seja nos enunciados quanto nos textos propriamente ditos, é muito importante fazermos com que nosso tempo de leitura seja otimizado. Mas como ler de forma mais eficaz? A resposta está neste post recheado com dicas de interpretação de texto em inglês! Confira!

Entenda quais são as dicas de interpretação de texto em inglês que irão te ajudar na hora da prova!

Cena de Harry Potter: menino ruivo lendo em inglês enquanto come

1- Tente prever o assunto do texto antes mesmo de começar a leitura

Ao tentarmos inferir o assunto do texto a partir de elementos extra-textuais, conseguimos iniciar nossa leitura de maneira mais direcionada e prever até mesmo o tipo de informação a ser pedido nas questões de compreensão. Mas quais seriam esses elementos? Seguem alguns exemplos:

  • imagens;
  • tipo da fonte;
  • onde o texto foi publicado;
  • data de publicação;
  • quem o escreveu (fato que às vezes pode ser interessante);
  • tabelas;
  • títulos e subtítulos.

2- Leitura rápida para identificar a ideia central do texto (skimming)

Esta técnica também pode ser utilizada ao lermos os enunciados das questões. Muitas vezes há informações tanto nos textos quanto nas perguntas que não são necessárias para seu entendimento como um todo. É por isso que a técnica skimming é importante: sua intenção é compreender as partes mais importantes do texto. Você pode utilizar até um lápis ou caneta para marcar o que mais chamou sua atenção nessa primeira leitura. Só fique esperto para não sair sublinhando tudo pois aí o efeito é contrário: você não conseguirá de fato, descobrir o principal ponto do texto.

Macaco sentado no sofá folheando livro com rapidez

3- Scanning: localizando as informações específicas

Se você já fez sua leitura mais superficial do texto, já conseguiu provavelmente identificar onde se encontram suas ideias principais, certo? Pois então, agora é hora de focar no que é pedido nos enunciados. A leitura também deve ser rápida, uma vez que você irá diretamente procurar os dados solicitados nas questões: datas, nomes, lugares, entre outros.

4- Pratique antes para não ter surpresas na hora do exame

Ter conhecimento aprofundado de gramática pode até ajudá-lo no exame, mas mais importante que isso é estar habituado a ler em inglês e exercitar sua compreensão de textos no idioma.

Para isso, uma das dicas de interpretação em inglês que ressaltamos aqui é: leia notícias, livros ou blogs em inglês para que o nervosismo de tentar entender palavra por palavra não te domine na hora da prova. Nem mesmo em português às vezes é possível entendermos todas as palavras, imagine só em inglês?

Se já tiver o costume de fazer exercícios de compreensão de texto no idioma você terá mais chances de sucesso na prova do que se for pego de surpresa. Isso vale também para quem já tem familiaridade com a língua na parte oral e de compreensão auditiva, uma vez que ler é uma habilidade que tem suas particularidades para compreensão.

5- Faça questões de exames anteriores

Assim como lemos os textos e enunciados, busque padrões na forma que são redigidos para otimizar seu tempo de prova. Por mais que os temas variem anualmente, os estilos de questões permanecem os mesmos para todas as disciplinas e sendo assim, o inglês não fica de fora!

Estas são algumas dicas de interpretação de texto em inglês para você conseguir fazer a prova de inglês do ENEM com mais tranquilidade. Nós esperamos que elas de fato te ajudem a fazer uma boa prova e chegar no resultado que você precisa.

Mas já pensou no que fazer após ingressar no ensino superior? Acha que o inglês pode te ajudar nisso?

O que observamos é que o inglês continua sendo um diferencial importante para ingresso em vagas de estágio ou até mesmo de programas de trainee com maiores chances de boas contratações. Então, por que não se inscrever na Cultura Inglesa para começar o próximo semestre com o pé direito? Faça seu nivelamento e descubra seu nível de inglês no momento.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados