Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Dicas de como fazer exames internacionais em inglês

Ariane Carvalho
9 de fevereiro de 2021

Pensando em fazer um exame internacional? IELTS, TOEFL ou Cambridge? Os exames internacionais testam as quatro habilidades de uso do inglês:

 

  1. Speaking – habilidade de se expressar oralmente em inglês,
  2. Writing – habilidade escrita,
  3. Listening – habilidade de compreensão auditiva
  4. Reading and Use of English – habilidade de leitura e conhecimento de língua inglesa.

 

É muito importante saber as melhores estratégias para fazer cada parte da prova. Veja abaixo nossas dicas de como se preparar para os exames internacionais em cada uma dessas habilidades:

Dicas para a prova de Speaking

  • É importante prestar atenção às perguntas feitas pelo examinador. Responda com detalhes, dê exemplos e estenda suas respostas. Evite respostas simples ou apenas Yes or No answers – respostas Sim ou Não. Mesmo que sua resposta seja No, justifique-a. Não perca nenhuma oportunidade de mostrar o seu inglês! 

 

  • Nas partes da prova em que você interage com um outro candidato, é importante que ambos tenham a oportunidade de falar e interagir. Faça perguntas, concorde, discorde e acrescente pontos ao que foi falado pelo outro candidato.

 

  • Quando for pedido que você descreva uma figura, preste bastante atenção às instruções dadas pelo examinador. Observe a figura com atenção e tente descrever não somente o que você vê na imagem. Tente ir além da figura e explorar o local, os personagens, o tempo, o que pode ter acontecido etc. Tente explorá-las ao máximo! 

 

  • Em todas as partes da prova é muito importante mostrar o seu nível de inglês. Tente usar vocabulário relacionado ao tema, por exemplo: se você estiver respondendo uma pergunta sobre esportes, você pode usar verbos e expressões relacionadas a esportes. 

 

  • Por último, o examinador sempre menciona nas instruções quanto tempo você tem para responder determinada parte da prova. Tente falar durante o tempo determinado. 

Dicas para a avaliação de Writing

  • Pratique escrever diferentes tipos de textos: cartas formais e informais, relatórios, artigos etc. Antes de escrever sua redação, identifique o tipo de texto pedido e use a estrutura apropriada.

 

  • Leia cada questão com atenção e circule as keywords – palavras-chaves. É importante cobrir todos os pontos mencionados nas instruções. Identifique o tipo de texto pedido e o seu leitor. 

 

  • Antes de começar a escrever, faça um rápido planejamento da estrutura do seu texto. Quantos parágrafos você vai escrever? Qual o conteúdo de cada parágrafo? 

 

  • Preste atenção ao número de palavras pedido.

 

  • Controle o tempo!

Dicas para o teste de Listening

  • Leia as instruções para cada parte da prova com atenção e circule as keywords.

 

  • Preste atenção ao exemplo dado. 

 

  • Você irá ouvir cada parte da prova duas vezes. Tente responder o máximo de questões possíveis na primeira vez em que você ouvir o áudio. No entanto, se você não conseguir, não se preocupe. Você tem uma segunda chance. Ouça pela segunda vez e confira suas respostas. 

 

  • Não deixe nenhuma opção em branco! Mesmo que você esteja em dúvida, escolha a opção que mais faça sentido para você.

 

  • Apenas passe as suas respostas para o cartão resposta ao final da prova. Você terá tempo para fazê-lo após ouvir todas as partes da prova de Listening. Atenção ao preencher o cartão resposta! Cuidado para não deixar nenhuma opção em branco ou marcar a resposta errada. Após finalizar, confira se você marcou tudo direitinho.

Dicas para a avaliação de Reading and Use of English

  • Antes de ler o texto, leia primeiramente as perguntas. Leia cada questão com atenção, circule as keywords de cada pergunta para te ajudar a achar as respostas no texto. Após ter lido as perguntas e suas respectivas opções com atenção, comece a ler o texto e procure as informações que você precisa.

 

  • As questões de Use of English testam seus conhecimentos de vocabulário e gramática. Leia com atenção as instruções e o exemplo dado. Ao responder às questões, leia com atenção cada frase. Tente identificar, por exemplo, nas questões em que você precisa completar uma frase, que tipo de palavra está faltando. No caso de questões de múltipla escolha, analise as opções com atenção. No caso de questões sem opções de resposta, pense na melhor palavra para completar determinada frase.

 

  • Não deixe nenhuma opção em branco! Cuidado ao passar as suas respostas para o cartão resposta. Não esqueça de conferir se você marcou todas as questões.

 

  • Controle o tempo!

 

That’s it! Lembre sempre de se preparar antes de fazer uma avaliação. Você pode testar seu nível de inglês gratuitamente aqui na Cultura e pode conhecer todas as opções de cursos preparatórios para exames internacionais que temos em nossas unidades.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados