Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

No Dia do Professor, saiba por que eles são os nossos maiores influenciadores!

Gardenia
13 de outubro de 2021

O Dia do Professor nos leva a refletir sobre o papel deste profissional enquanto influenciador de quem nos tornamos, do que escolhemos para a nossa vida e da nossa missão como cidadãos. O profissional da educação é responsável por nos acompanhar durante nossa vida estudantil. É ele quem nos conduz e contribui para a nossa formação pedagógica, pensamento crítico e olhar sobre o mundo. A todos os professores, portanto, fica a nossa admiração e carinho. Para homenageá-los, escrevemos um artigo mostrando a sua importância enquanto nossos grandes influenciadores! ❤️

Mestre de Harry Potter representando a influência do professor

O professor, assim como os nossos pais, é o nosso primeiro influenciador, aquela pessoa que admiramos e temos como exemplo. É este profissional que nos ajuda a dar os primeiros passos rumo ao nosso conhecimento de mundo, quando aprendemos a ler e escrever e começamos a nos tornar, embora crianças, pessoas cada vez mais autônomas.

 

Os impactos das novas tecnologias no processo educacional

A globalização e o surgimento de novas tecnologias contribuíram para mudanças na Educação. A interação professor-aluno, por exemplo, tornou-se mais dinâmica. Consequentemente, o professor precisou se adaptar, deixando de ser apenas um transmissor do conhecimento para se tornar um orientador do processo ensino-aprendizagem, estimulando os alunos a construírem o conhecimento, a terem uma visão crítica de mundo e a desenvolverem habilidades para crescerem enquanto pessoas.

Nesse sentido, o professor passou a exercer um novo papel, o de intermediador, facilitador, aquele que vai trocar com os alunos para, assim, construírem, juntos, o conhecimento. Portanto, neste Dia do Professor é válido chamar a atenção para algumas mudanças que se fizeram necessárias, dentro desse novo contexto, para o educador, tais como:

  • saber lidar com os erros dos alunos;
  • estimular a aprendizagem;
  • ajudar os alunos a se organizarem;
  • educar por meio do ensino;
  • entre outras.

 

O aluno, por sua vez, também precisará desenvolver algumas habilidades:

  • fazer consultas em livros;
  • entender o que leu;
  • tomar notas do que leu/viu/observou;
  • fazer sínteses;
  • interpretar gráficos;
  • redigir conclusões;
  • entre outras.

 

Ficam para trás, portanto, os antigos modelos de aula em que o aluno sentava-se e se punha a copiar o conteúdo do quadro, sendo um mero espectador. O aluno, agora, precisa participar, dar as suas opiniões e preparar-se, desde cedo, para o futuro. As novas tecnologias estão a todo vapor, contribuindo cada vez mais para as transformações pelas quais passamos.

 

Aluna estudando via EAD e o dia passando pela janela

 

O papel do professor enquanto influenciador do processo ensino-aprendizagem

Até aqui, muito falamos sobre mudanças de paradigmas na relação ensino-aprendizagem e entre professor-aluno, mas a pergunta que fica é: como os alunos enxergam esse novo papel dos professores, que agora assumem a posição de verdadeiros influenciadores em suas vidas?

De acordo com uma pesquisa do Word Summit for Education (Wise), da Fundação Catar, chamada de School in 2030, 73% da amostra confirma o papel dos professores como verdadeiros orientadores dos alunos, exercendo papel fundamental em sua formação enquanto sujeitos autônomos.

Inclusive, mesmo com a pesquisa mostrando como serão as escolas em 2030, muito do que está registrado já é condizente com os dias atuais, em que se vê a presença da tecnologia em sala de aula, o ensino personalizado e abordagens híbridas de aprendizado. Além disso, o foco, de acordo com a pesquisa, será no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, e não mais no conteúdo escolar. Ou seja: é a formação voltada para a prática, para as necessidades do dia a dia, para a vida!

A ideia, com isso, é que o professor seja, efetivamente, o influenciador, e o conteúdo seja o meio, o ambiente em que se vive, com a utilização da tecnologia facilitando o processo de aprendizagem, ou seja, o objetivo passará a ser o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências.

É válido pensar sobre isso não somente no Dia do Professor, mas em todos os outros dias do ano! 😉

 

Coração roxo com "thank you teachers!" escrito em branco simbolizando um agradecimento aos professores

 

Dia do professor: esse profissional já é um influenciador digital!

Já que estamos falando de tecnologia, vamos pensar, aqui, em uma nova profissão que vem, cada vez mais, ganhando destaque no mercado, que é a de influenciador digital.

Quantos de nós, em algum momento, já não fomos influenciados por alguém que temos como referência em uma rede social, por exemplo? Quantos de nós não acompanha, diariamente, um – ou muitos mais – influenciadores?

Mas… por que será que os seguimos? Por que ficamos tão aficionado pelos conteúdos postados? As respostas são diversas, e dependem dos interesses de cada um. No entanto, a palavra que melhor define essa relação é “credibilidade”.

É justamente esse o ponto mais importante, também, para o professor, ainda mais com o crescimento do ensino EAD.

O professor assume, no momento em que está do outro lado da tela, conhecendo e trocando conhecimentos com os alunos, o papel de influenciador digital.

É preciso conquistar o aluno, disponibilizar conteúdos que façam com que ele sinta-se motivado a assistir às aulas e, o mais importante: transmitir credibilidade.

Alguma – ou várias – semelhanças entre o professor e um influenciador digital? 😉

 

Cultura Inglesa – preparando o aluno para a vida!

Aqui, na Cultura, estamos alinhados às necessidades do mercado e dos nossos alunos!

Entendemos que a tecnologia é uma forte aliada no ensino da língua inglesa, proporcionando, inclusive, a fluência no idioma de forma mais rápida.

Os temas abordados em sala de aula são sempre atuais, de forma que a comunicação aconteça de forma dinâmica e inovadora.

Nossos professores são como influenciadores, e isso não se restringe somente à sala de aula. No YouTube, por exemplo, eles motivam, ajudam e inspiram você a continuar aprendendo inglês de forma a estender o idioma para fora da sala de aula, com a aplicação da língua no seu dia a dia.

Não temos dúvidas, portanto, de que somos grandes influenciadores no seu processo de aprendizado, ampliando o seu leque de oportunidades no mercado e, principalmente, preparando você para a vida.

Conheça os nossos cursos e seja você, também, um influenciador do seu próprio futuro!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados