Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Por que o Dia da Árvore é uma data tão importante?

Gardenia
21 de setembro de 2021

Este mês, marcado pela comemoração do Dia da Amazônia e Dia da Árvore, traz algumas reflexões acerca do que nós podemos fazer pela preservação do planeta. Já pensou a respeito?

De acordo com dados levantados pela Rede Simex, de junho de 2020 a julho de 2021, a Amazônia perdeu 4,64 mil km2 de madeira. Para que tenhamos uma ideia, isso equivale a três vezes o tamanho da cidade de São Paulo. 😱

Do mesmo modo, outros crimes ambientais também vêm dizimando a Amazônia, que tem a maior floresta tropical do mundo. Entre eles, destacam-se:

  • Desmatamento.
  • Aumento da emissão de CO2.
  • Fogo, seca e aumento da temperatura.
  • Perda da biodiversidade.
  • Garimpo.
  • Contaminação do solo e dos rios.

É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para que o cenário atual não seja ainda mais desolador. Nesse contexto, ressaltamos a importância do Dia da Árvore e como essa data pode impactar a conservação dos nossos ecossistemas e biomas.

 

Sinal de bateria descarregando mostrando a importância do dia da árvore

Como surgiu o Dia da Árvore?

No Brasil, o Dia da Árvore, conhecido também como Festa Anual das Árvores, é comemorado dia 21 de setembro. A data foi escolhida por marcar o início da primavera no hemisfério sul, que tem início em 23 de setembro.

De acordo com o Decreto nº 55.795, de 1965, que instituiu o Dia da Árvore, tal data tem como objetivo “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos“.

 

Como as árvores diminuem os impactos das agressões ao meio ambiente?

Ao levantarmos a importância de se preservar as árvores, estamos nos referindo, consequentemente, à diminuição dos efeitos das ações humanas sobre o meio ambiente.

Nesse sentido, trata-se, portanto, de uma maneira de chamar a atenção para as consequências da degradação do meio ambiente e de como a preservação das árvores pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Em outras palavras, é como um grito de alerta para as empresas, os órgãos públicos e para os cidadãos, de forma que todos se conscientizem e tomem as devidas providências para a preservação das nossas espécies vegetais.

 

Terra girando e passando a legenda "não faça pequenos planos para o planeta"

 

Qual a importância de se preservar as árvores?

A árvore, pela sua importância para todo o mundo, efetivamente merece um dia especial, o Dia da Árvore.

Entre outros benefícios, são elas que nos proporcionam as condições necessárias para a manutenção da vida na Terra. Confira outros benefícios que também merecem destaque! 👇

 

Fornecimento de oxigênio

Na escola, desde os anos primários, aprendemos que as árvores são as espécies responsáveis por nos fornecer a maior parte do oxigênio necessário para a nossa sobrevivência. Dessa forma, além de contribuírem para que os índices de poluição diminuam, elas ajudam a reduzir algumas doenças como a asma e o câncer de pele, por exemplo.

 

Diminuição do consumo de energia

As árvores ajudam a diminuir o consumo de energia, já que as suas folhas ajudam no controle do clima, reduzindo a temperatura.

 

Manutenção da biodiversidade

As árvores têm uma importância tremenda para o ecossistema por ajudarem a manter grande parte da biodiversidade, ou seja, as várias formas de vida encontradas na Terra, tais como plantas, aves, insetos, entre outros.

 

Diminuição da poluição sonora

As árvores atuam como barreiras sonoras, ajudando a abafar os sons cuja frequência é mais alta. , ajudando a abafar os sons cuja frequência é mais alta.

 

Manutenção de uma vida saudável

As árvores nos oferecem alimentos saudáveis, como frutas e sementes; além disso, suas folhas podem ser usadas no preparo de medicamentos e chás.

 

Act Global: por um mundo mais sustentável

Não somente no Dia da Árvore, mas como em todos os outros dias do ano, a Cultura Inglesa está engajada com causas que visam à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, desenvolvendo projetos que mostram como é possível contribuirmos para um planeta melhor e mais saudável.

Um deles foi o Act Global, cujo objetivo consistia em provocar mudanças na vida de alunos e não alunos para um estilo de vida mais sustentável e preocupado com o meio ambiente.

Incentivamos os nossos alunos a pensar em como poderiam, no seu dia a dia, contribuir para um planeta mais sustentável. Nesse contexto, eles aprenderam como praticar o consumo consciente, a importância de se evitar o desperdício de alimentos, a substituição das sacolas plásticas pelas ecobags, entre outras ações.

Por meio de alguns influenciadores, mostramos como fazer uma hortinha em casa e como construir uma parede viva com calhas no estilo urban jungle, ou seja, dando uma bela repaginada na decoração, mas de forma sustentável e reaproveitando o máximo de materiais disponíveis em casa.

Acreditamos que a mudança vem por meio da educação e que, ao formarmos cidadãos engajados com a manutenção do ambiente ao seu redor, podemos ter um mundo mais próspero e justo.

Se você também acredita nesta causa, acompanhe os nossos conteúdos aqui no blog e em nossas redes sociais (@culturainglesaaoficial). Juntos, podemos inspirar outras pessoas e construir a mudança que desejamos para o mundo!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados