Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Como preparar trufas divinas no Dia Mundial do Chocolate

Gardenia
7 de julho de 2021

Hoje é o Dia Mundial do Chocolate, o alimento dos deuses! Que tal, então, aprender como fazer trufas de chocolate e conhecer a origem e curiosidades da data, que nos trouxe essa guloseima de dar água na boca? 

Assim como o futebol, chocolate é uma paixão nacional, ou, melhor dizendo, internacional!  Em 13 de setembro comemora-se o Chocolate Internacional Day como homenagear o fundador da Hershey’s, uma grande empresa americana que, por aqui, nós também conhecemos. A verdade é que, independentemente da data, nos deliciamos com a guloseima sempre, não é mesmo?  🍫🍬😋

 

Qual a origem do Dia Mundial do Chocolate?

Para entendermos a origem do Dia Mundial do Chocolate, precisamos voltar no tempo. Lá atrás, há mais de três mil anos, as antigas civilizações originárias da América, os maias e astecas, valendo-se dos seus conhecimentos sobre agricultura, cultivavam a planta “cacahuaquchtl”, que mais tarde deu origem ao chocolate.  

Inclusive, de acordo com a sua cultura, eles acreditavam que a “cacahuaquchtl” era a planta dos deuses. É de cair o queixo, pois, desde aquela época, eles estavam certos! 👌Bem mais tarde, por volta do século XV, o chocolate chegou à Europa. Acredita-se, inclusive, que isso aconteceu no dia 07 de julho, o que explica a data ser conhecida como o Dia Mundial do Chocolate. 🍫🤎

 

Assim, o chocolate quente, que hoje é tão apreciado por nós – ainda mais nesses dias frios – virou símbolo de status dos aristocratas europeus. Somente com a Revolução Industrial o chocolate se popularizou – para o bem geral da nação! 😊

Curiosidades sobre o consumo de chocolate

Que o chocolate é dos deuses a gente já viu, mas será que ele é mesmo uma unanimidade nacional? A gente trouxe aqui algumas curiosidades, com base em uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), e garante que você vai se surpreender! 

  • 56% do público que consome chocolates no Brasil é composto por mulheres.
  • 2,5 quilos por ano de chocolates são consumidos por pessoa anualmente.
  • Com 42% de preferência, o chocolate ao leite ocupa o 1° lugar como o sabor favorito dos brasileiros.
  • 75% da população consome chocolate.
  • 35% da população é chocólatra, e não troca a guloseima por nada!

E você, está entre aqueles que não abrem mão do chocolate? Qual o seu sabor preferido? É fã de trufas de chocolate, também? 😋

 

Para os amantes das trufas de chocolate, como elas surgiram?

Por falar em trufas de chocolate – já bateu vontade de degustar, por aqui -, que tal conhecermos um pouco mais sobre a origem dessa guloseima

As trufas de chocolate foram criadas por chefs franceses no final do século XIX, e ganharam esse nome pela semelhança física que tinham com um raro e valioso cogumelo consumido há mais de três mil anos, encontrado embaixo da terra. Da mesma forma que o cogumelo era envolto em terra, a trufa é envolta por cacau em pó, além de ter o mesmo tamanho e cor do cogumelo. 

Agora que você já está por dentro de como surgiram as trufas, vamos pra parte prática?

 

Mão na massa: aprendendo a fazer trufas de chocolate!

Trouxemos para você, com exclusividade, uma receita simples e fácil, que ensina como fazer trufas caseiras de chocolate! A nossa teacher Clara Souza colocou a mão na massa e vai mostrar tudo pra você, em detalhes. A gente já experimentou e garante que o sabor é di-vi-no!

Além disso, durante todo o vídeo, a nossa teacher vai ajudá-lo a colocar o seu inglês em dia, na prática, com dicas e um vocabulário pra lá de especiais no idioma!

So, lets’go! 

Dicas para os amantes de chocolate

Agora, se tem um lugar que não pode faltar no destino dos chocólatras de plantão é Gramado, no Rio Grande do Sul.

A cidade, por si só, já é um dos maiores destinos turísticos de quem visita o Rio Grande do Sul. É linda, tem um estilo único e um ar meio europeu.

Existem várias fábricas de chocolate na cidade, que ficam abertas à visitação, e você ainda pode degustar as maravilhas produzidas por lá! 

 

Aproveite que está no Sul e feche o seu passeio cultural com chave de ouro. Conheça a unidade da Cultura Inglesa que fica na própria cidade de Gramado. Será muito bem-vindo!

Agora, se você já é do estado e quer começar ou aperfeiçoar o seu inglês, temos mais seis unidades da Cultura no Rio Grande do Sul, em Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santa Maria. É só acessar o nosso site para conhecer o endereço da unidade mais próxima de você! 

Agora, é a sua vez!

A gente já soltou um spoiler do nosso canal no YouTube quando mostramos o vídeo da nossa teacher ensinando a fazer trufas de chocolate caseiras. Ficou de olho, né? (rs)

Agora que você já sabe da novidade, não deixe passar nenhuma dica! Aproveite e se inscreva no canal, ative o sininho, deixe o seu like e compartilhe com os amigos! 

Ah, a gente também quer saber o que você achou da receita das trufas de chocolate, então, deixe o seu comentário lá no vídeo!😉

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados