Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Saiba como o Natal é comemorado em diferentes países do mundo

Yasmin Freitas
20 de dezembro de 2021

O Natal, uma das datas mais esperadas do ano, está chegando! É um momento mágico em que as casas – e até mesmo as ruas – ficam enfeitadas e cheias de luzes piscando. As celebrações estão a todo vapor, com formas únicas de celebrar a chegada do Menino Jesus. Para você ficar por dentro do que acontece mundo afora, confira como o Natal é comemorado em diferentes países. 🎅🎄

Duas bolas de Natal nas cores vermelha e branca, com a mensagem Merry Christmas, movimentando-se para mostrar como o Natal é comemorado em diferentes países.

Como o Natal é comemorado em diferentes países?

Inglaterra

Já no início de novembro, as decorações natalinas começam a “reinar” na Inglaterra, marcando o início oficial da temporada de férias.

Na véspera do Natal, as crianças deixam um prato de cenouras para as renas e uma torta de carne moída para o Papai Noel.

Quanto aos presentes natalinos, a maior parte das pessoas os abre na manhã de Natal, com exceção da Família Real. Seguindo uma tradição que aprenderam com os alemães em 1832, os presentes são abertos na véspera do Natal. No dia 25 de dezembro, as famílias se reúnem para assistir ao discurso da rainha e comer peru e pudim.

Pensou que parava por aí? Pelo contrário! As comemorações continuam até o início de janeiro, quando as árvores são desmontadas e as luzes, apagadas. Inclusive, é considerado má sorte ter decorações após o dia 5 de janeiro.

Suécia

Os suecos, definitivamente, amam o Natal. Para se ter uma ideia, as celebrações começam no dia 1º de dezembro, quando as famílias divulgam os calendários do advento tradicional sueco.

Na véspera do Natal, as famílias se reúnem ao redor da mesa de Natal para se deliciar algumas iguarias como pão mergulhado em caldo de presunto, diferentes tipos de peixe, almôndegas, queijos, batatas, quase todos os outros alimentos suecos tradicionais e mingau de arroz para sobremesa.

Os presentes são entregues no dia 24 de dezembro, mas a forma como isso acontece é um pouco diferente! Em vez do Papai Noel escorregar pela chaminé, Jultomten, uma pequena criatura parecida com um gnomo que tem raízes no folclore nórdico, aparece na porta da frente. Interessante, não é mesmo? 🥰

Itália

Os italianos adoram comemorar os feriados e não poderia ser diferente com o Natal. Grande parte deles dá início à temporada de Natal no dia 8 de dezembro, quando armam os presépios em suas casas. Inclusive, diz-se que a ingenuidade é uma tradição significativa, e acredita-se que os italianos foram os primeiros a usar berços cheios de palha em seus presépios. Hoje em dia, eles são superelegantes, detalhados e podem chegar a ter metros de altura.

Na véspera do Natal, não se tem o costume de comer carne e laticínios, que são substituídos por uma refeição leve de frutos do mar. Ao final da missa da meia-noite, os italianos têm, como tradição, comer uma fatia de panetone, um pão de ló de frutas e uma xícara de chocolate quente.

Em relação aos presentes natalinos, o Papai Noel leva as lembranças para as crianças na véspera de Natal. No entanto – aqui, pasmem -, somente no início de janeiro é que os presentes são trocados. No dia 06 de janeiro, “Befana” – semelhante ao Papai Noel – vai à casa das crianças. É nesse momento que aquelas que se comportaram bem durante o ano recebem meias recheadas de presentes, enquanto outras, mais travessas, recebem doces de açúcar queimado.

China

As ruas de Shanghai são decoradas no Natal e, nas principais lojas de departamento, encontra-se o “Shen Dan Loo Ren”, ou seja, a versão chinesa do Papai Noel.

Diferente do que acontece em outros países, em Shanghai as pessoas costumam sair com os amigos para se divertir. Entre as “celebrações” das quais mais gostam estão cantar em um karaokê, assistir a um filme ou sair com os amigos.

Agora, quando o assunto é comida, os chineses têm uma tradição bastante peculiar. Maçãs elegantes embrulhadas em papel celofane com temas típicos do Papai Noel ou com um ditado natalino são um presente de Natal comum. Essa tradição começou porque a palavra em mandarim para maçã, pingguo, soa semelhante à palavra para véspera de Natal, pinganye.

México

Um costume dos mexicanos chama a nossa atenção justamente por não prevalecer em nenhum outro lugar do mundo. Por exemplo, ao longo de 9 dias grupos de pessoas vão de porta em porta, semelhante ao que aconteceu quando os pais do menino Jesus procuravam abrigo para passar a noite quando chegavam a Belém. Muitas vezes, os visitantes são convidados a entrar para fazer parte da “quebra da pinata“- um objeto que fica pendurado no teto cujo intuito é estourar – recheada com doce.

Venezuela

A Venezuela é um país que se diferencia dos demais porque quem compra os presentes não é o Papai Noel, mas sim o Menino Jesus.

As pessoas da cidade costumam se reunir para o festival noturno das “patinatas”, quando as crianças brincam de patins, skates e bicicletas. Já em outros bairros existe um costume conhecido como “parranda”, em que as pessoas vão de casa em casa cantar canções de Natal. Muitas vezes, inclusive, são convidadas a entrar para comer e beber.

Seu presente de Natal

Criança de braços abertos e mãos fechadas, com uma árvore de Natal e presentes espalhados ao fundo, dando um grito de felicidade.

Vimos aqui como o Natal é comemorado em diferentes países, certo? Cada um deles tem os seus costumes e tradições, o que realmente dá um toque especial à comemoração.

Por aqui, a gente também fica envolto na magia trazida pela data e sente vontade de estar pertinho de cada um, sempre com uma mensagem de carinho. ❤️

E você, o que gostaria de dizer para aqueles que ama? Aproveite a oportunidade e deixe aqui, nos comentários, a sua mensagem. Se, junto dela, quiser aproveitar para dar dicas sobre o seu presente de Natal, também vale, tá?

Inclusive, esta é uma boa oportunidade de presentear quem você ama com um curso de inglês para o próximo ano. Clique aqui para conhecer as nossas opções!

Sonhe o que quiser. Conquiste com a Cultura.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados