Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Falar em público é um desafio para você? Vença o medo com essas 5 dicas!

Gardenia
8 de setembro de 2021

Falar em público é um problema para muita gente, sobretudo quando temos que fazer isso em inglês. Seja no âmbito pessoal, profissional ou acadêmico, o medo de encarar uma plateia nos paralisa, o que impede a nossa comunicação de ser clara e eficaz. Neste artigo, vamos trazer cinco dicas para que você desenvolva essa habilidade e consiga superar essa insegurança.

Como perder o medo de falar em público?

1- Prepare yourself! (Prepare-se!)

Em primeiro lugar, para perder o medo de falar em público é necessário dominar o assunto sobre o qual você vai falar. Se o tópico já for familiar, apenas se mantenha atento ao que é realmente relevante para a apresentação que irá fazer. Caso seja algo novo para você, estude o assunto e tente prever possíveis perguntas que possam surgir a partir da sua apresentação. É como diz o ditado: “Better safe than sorry!” (Melhor prevenir do que remediar).

2- Your tone of voice matters (O seu tom de voz importa)

Se você já se preparou em relação ao conteúdo da sua apresentação, agora é hora de ouvir a si mesmo. Já experimentou se apresentar diante do espelho e gravar o áudio enquanto fala, usando seu próprio celular? Fazendo isso você pode ter uma noção do quão adequado está o seu tom de voz.

Quando ficamos inseguros, a tendência é não projetarmos nossa voz adequadamente, atrapalhando o entendimento de quem nos ouve. O problema de falar baixo, na verdade, vai além da compreensão: há dificuldade em nos concentrarmos em uma apresentação quando temos que nos esforçar para escutarmos o que está sendo dito. So, speak a little louder in your next presentation! (Então, fale mais alto na sua próxima apresentação!)

3- Enthusiasm (Entusiasmo)

Ter entusiasmo é fundamental na hora de falar em público

Se já é difícil prestar atenção a uma apresentação feita em um tom de voz muito baixo. Da mesma forma, a situação fica ainda pior quando estamos demonstrando falta de interesse ou animação ao falarmos com o público.

Tente se lembrar das histórias que ouvia quando era criança: você realmente conseguia prestar atenção a elas do início ao fim quando sua mãe as contava sem entusiasmo, sem aquele brilho nos olhos? Pense nisso! A estratégia de gravar um pouquinho de si mesmo apresentando seu tópico em casa pode te ajudar a avaliar esse aspecto da sua oratória na preparação para falar em público.

Inclusive, aqui na Cultura temos projetos para estimular sua oratória e te ajudar a se tornar um verdadeiro palestrante!

4- Body language (Linguagem corporal)

Você provavelmente já ouviu falar na importância da linguagem corporal na nossa comunicação. Assim como nosso tom de voz, em momentos de nervosismo e ansiedade, acabamos olhando para baixo, balançando as mãos, batemos os pés ou ficamos andando de um lado para o outro sem motivo. Por isso, manter uma postura simétrica – sem se apoiar apenas em uma das pernas – e o olhar na plateia ajudam a transmitir confiança a quem está nos ouvindo.

Mas o que fazer com as mãos? Não é errado gesticular enquanto falamos, só fique ligado para não exagerar. Que tal apresentar para um amigo e ver como ele reage? Você também pode tentar falar em frente ao espelho para ter uma noção sobre si mesmo. Give it a try! (Experimente fazer isso!)

5- Keep a study routine (Tenha uma rotina de estudos)

homer simpson estudando para falar em público

Por fim, é hora de falarmos do inglês. Para que você tenha confiança na pronúncia das palavras e no uso correto dos verbos durante a sua apresentação, ter uma rotina de estudos vai te ajudar. Dessa maneira, assistir vídeos de palestras ou quaisquer apresentações em inglês irá te ajudar a enriquecer seu vocabulário e a observar como os palestrantes se portam diante do público.

Além disso, frequentar um bom curso de inglês também é um passo super importante no desenvolvimento da sua habilidade de se comunicar e se expressar melhor usando a língua inglesa. Na Cultura Inglesa as aulas são focadas nas atividades de Speaking, não só durante os momentos de aula mas também nas avaliações de cada módulo, que contam com apresentações orais.

Clique aqui para saber mais sobre nossos cursos de inglês! Perca o medo de falar em público com a nossa ajuda.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados