Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Certificado de proficiência em inglês: entenda a importância

Ariane Carvalho
14 de maio de 2020

Se alguém já te falou para fazer um certificado de proficiência em inglês, é muito provável que você tenha se questionado sobre a verdadeira importância de uma prova como essa.

Afinal, uma certificação com reconhecimento internacional demanda investimento financeiro, além de dedicação aos estudos. Dito isso, será que ela é realmente útil? A resposta não dá margem a dúvidas: sim, os exames de proficiência em inglês são relevantes para diversas situações!

Vamos te explicar para que servem esses exames e por que é importante que você tire o seu.

Os exames de certificação em inglês são elaborados por profissionais especialistas em avaliação linguística e buscam medir de forma padronizada a capacidade do candidato nas quatro habilidades de comunicação. São elas: interpretação oral, interpretação escrita, redação e conversação.

Daqui a pouco, vamos listar algumas das diversas situações em que é necessário atestar a capacidade no idioma e é justamente nesse contexto que os certificados de proficiência são muito relevantes. Afinal, eles ajudam o candidato a comprovar de forma indiscutível o seu domínio do idioma.

Exercitar o idioma

Prestar um exame de proficiência no inglês é uma ótima forma de praticar o idioma. Esse tipo de examinação reproduz situações cotidianas, mas requer certa dedicação para relembrar determinadas estruturas linguísticas e exercitar as quatro  habilidades do idioma.

Afinal, comumente priorizamos algumas habilidades em detrimento de outras se ficamos sem usar a língua por algum tempo. Dito isso, preparar-se para o exame significa treinar de forma estruturada o inglês da vida real. Conforme você for estudando, você vai se sentir mais e mais confiante em relação à sua capacidade de se comunicar em inglês.  

Turbinar o currículo

Não é novidade que o inglês tem se tornado um pré-requisito para diversos cargos de trabalho. Entretanto, não é sempre que se tem a oportunidade de fazer uma entrevista em inglês para provar a fluência no idioma.

Sendo assim, a certificação internacional é um importante balizador para o entrevistador saber o verdadeiro nível de inglês do candidato. Esse pode ser inclusive o fator que diferencia uma pessoa de outra que esteja concorrendo ao mesmo posto.

Estudar fora

Seja para high school, intercâmbio, MBA, mestrado ou doutorado, as instituições de ensino mundo afora precisam recorrer a mecanismos que possam garantir que os candidatos tenham determinado nível no inglês para conseguirem acompanhar as aulas.

Afinal, o entendimento de uma uma aula passa pela compreensão do professor, pela comunicação com os colegas de turma, por leitura de textos robustos, escrita de trabalhos e muito mais.

Trabalhar no exterior

Em muitos países, o idioma oficial das empresas – multinacionais ou não – é o inglês. Por esse motivo, assim como no contexto das escolas e universidades, ao contratarem funcionários estrangeiros, elas precisam garantir que eles vão conseguir se comunicar com facilidade com os demais colaboradores.

Os certificados de proficiência, por serem justos, imparciais e seguirem regras de pontuação muito bem padronizadas, são capazes de oferecer essa espécie de garantia.

Morar fora  

Se você tem vontade de morar fora do Brasil, você com certeza sabe da importância do inglês para se comunicar. Acontece que em diversos países, tais como Austrália e Inglaterra, as autoridades de imigração exigem que o imigrante ateste seu conhecimento de inglês através de prova de proficiência.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, procure a filial mais próxima da Cultura Inglesa ou acesse nosso site para mais informações!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados