Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

Quer descontos generosos? É na Black Friday! Leitura obrigatória para quem quer ser surpreendido

Cultura Inglesa
18 de novembro de 2021

Quantas vezes você já ouviu alguém falar “não compra agora, espera a Black Friday”? Só pelo início desse artigo você já sabe que vamos falar sobre compras, comércio, promoção e, talvez, sobre Ação de Graças e Natal, certo? É isso mesmo! É no mês de novembro que a recente tradição de inaugurar com preços especiais a temporada de compras natalinas ganhou corpo aqui no Brasil. Este ano, não está sendo diferente. Nem a pandemia foi capaz de conter as oportunidades do comércio, dos serviços e, em especial, o ímpeto dos consumidores. Quer saber mais sobre a Black Friday? Então continue com a gente, porque em algum lugar deste artigo temos uma surpresa para você! 😉

Mulher branca fazendo as compras de Natal na Black Friday e jogando todos os produtos no carrinho

O que é a Black Friday?

A origem da data é interessante. Dizem que, na Filadélfia, os policiais chamavam de Black Friday a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving Day, em virtude dos congestionamentos causados pela abertura do período de compras para as festas natalinas. Essa e outras hipóteses sobre a origem do nome não mudam o fato de que, nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das datas mais importantes para os consumidores e para o setor varejista. Quer ter uma noção? É de cair o queixo o volume de vendas durante a Black Friday. Em 2019, o faturamento da sexta-feira de queima de estoque dos comerciantes americanos representou 20 vezes mais vendas do que todo o ano.

Quando começou essa tradição?

No Brasil, a data começou a ser explorada só uma década depois. Em 28 de novembro do ano 2000, 50 grandes marcas fizeram a primeira Black Friday brasileira, mas totalmente online. Foi um sucesso! Adotamos o mesmo nome, porque a diferença de línguas não reflete exatamente o significado de Black Friday. Não importando a origem dessa expressão, o fato é que é dia de “queimar os estoques” e não deixar “pedra sobre pedra” ou “cinza sobre cinza”. Talvez o mais parecido que ouvimos por aqui seja “o patrão ficou maluco”. O consumidor já sabe que, na Black Friday, descontos generosos e condições pra lá de especiais estão sendo aplicados para que ele não perca tempo e compre de imediato. Então, o que era compra de impulso passou a ser planejada! 😉

O que significa comprar em novembro?

Quem não tem pressa para comprar já sabe que, em novembro, terá uma grande oportunidade de encontrar o produto ou serviço que deseja bem mais barato. Então, por que não planejar essa compra? Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na sexta-feira da quarta semana de novembro. Essa data é especial, porque é o dia seguinte ao Thanksgiving Day, a comemoração tradicional de Ação de Graças, que envolve todo o país em um feriado cheio de festas, ceias, banquetes e, principalmente, muita oração e agradecimento. Você pode conhecer mais sobre essa data em nosso artigo “Thanksgiving Day: saiba tudo sobre essa importante – e sempre atual – tradição de quase 400 anos!”

Como funciona a Black Friday no Brasil?

No Brasil, o Dia de Ação de Graças é comemorado na mesma data norte-americana, mas não é feriado. A nossa Black Friday não tem essa limitação, portanto, não precisa ser só após um feriado cheio de espiritualidade. Prato cheio para os nossos criativos profissionais de marketing, que logo transformaram a Black Friday em múltiplas variações, como Black Week, Black November, entre outras.

Chegou a sua Black Surpresa!

Aqui na Cultura, nós não ficamos de fora. A quarta semana de novembro é especialíssima, porque é nesse momento que a nossa oferta está rolando! Faça sua matrícula no dia 26/11/21 e ganhe livro grátis + valor de 2021 no primeiro semestre de 2022! Aproveite essa oportunidade! Vem pra Cultura.

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados