Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

8 atividades para praticar inglês durante as férias de forma divertida

Yasmin Freitas
10 de janeiro de 2022

Sem tempo para ler o artigo? Clique no play abaixo!

Quando o assunto é recesso escolar, a criançada não vê a hora de dar uma pausa nas atividades rotineiras e aproveitar para se divertir e descansar. No entanto, para quem está aprendendo inglês, é importante continuar em contato com o idioma. Trouxemos então dicas de atividades para você praticar inglês durante as férias com o seu pequeno. Temos certeza de que ambos, você e ele, vão adorar! 😉

criança dançando

Por que as atividades para continuar praticando inglês durante as férias são importantes?

Pode parecer estranho em um primeiro momento, afinal, férias é tempo de descansar e ficar distante dos livros escolares, não é mesmo? Mas a verdade é que, quando se trata do aprendizado de uma segunda língua, quanto mais tempo convivemos com ela, mais nos acostumamos com o idioma, o que facilita o aprendizado.

Isso acontece com a nossa língua materna, também. Quanto mais somos estimulados a praticar o idioma, mais palavras aprendemos. Assim, começamos a formar frases e estruturas mais complexas e, com a prática diária, nos tornamos fluentes.

O aprendizado da segunda língua, portanto, passa a ser algo natural para as crianças, que se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Tudo isso de uma forma lúdica, agradável e bastante divertida, o que faz com que a prática de atividades para continuar aprendendo inglês durante as férias seja importante.

Confira algumas brincadeiras para praticar o inglês com o seu pequeno!

Minions aplaudem e vibram em cima de cadeiras olhando fixamente para algo à sua frente.

1- Amarelinha

Essa brincadeira é supertradicional. Difícil mesmo é encontrar criança que não goste. Inclusive, é ótima para treinar os números em inglês.

Desenhe a amarelinha no chão e conduza a brincadeira de forma que os números sejam sempre contados em inglês pelo seu pequeno. Mas, olha! Fica aqui uma nova regra: se os números não forem falados em inglês, a vez passa para o outro. Combinado? 🤝

2- Massinha

Não tem criança que resista a massinhas coloridas, né? Para a brincadeira ficar ainda mais legal, que tal vocês combinarem de modelar somente animais, falando o nome deles em inglês? Além de ser uma boa pra treinar o inglês, ainda vai mexer com a imaginação do seu pequeno!

3- STOP

Essa brincadeira, quando a ideia é treinar o inglês, é mais voltada para aqueles com um vocabulário mais extenso. Sabe por quê? A gente explica a seguir! 👇

Em uma folha de papel você deve escrever as várias categorias que farão parte da brincadeira (nome, cor, fruta, cidade, objeto, animal, verbo, entre outras). Os participantes, por sua vez, devem preencher essa folha com uma palavra cuja letra inicial comece com aquela que foi sorteada. Quem terminar de preencher tudo, fala STOP. Depois, é só checar a pontuação, que funciona da seguinte forma:

  • quem escreveu a palavra corretamente, ganha 10 pontos;
  • quem escreveu a mesma palavra que outro participante, ganha 5 pontos;
  • não ganha pontos quem deixou em branco ou escreveu a palavra de forma errada.

4- Contação de Histórias

Se tem uma brincadeira que as crianças adoram, é esta: contação de histórias!

Aliás, cá pra nós, é algo bastante divertido, de verdade.

Por meio da contação de histórias instigamos a imaginação dos pequenos. Que tal, então, aproveitar essa atividade para continuar treinando inglês durante as férias?

Escolha um livro, em inglês, adequado à faixa etária do seu pequeno e divirtam-se à vontade. Leia a história para ele e faça com que ele a explique para você, também – mas ambos, você e seu pimpolho, precisam falar em inglês, ok?

Além de aguçar a imaginação, essa atividade desperta o interesse da criança pela leitura, além de aperfeiçoar a audição e a fala. 😀

5- Discoteca em casa

Se a garotada for mais agitada, que tal fazer uma tarde de muita música em casa? Claro, só valem músicas em inglês. Inclusive, quem manda na playlist aqui é o seu filho. Você pode até mesmo imprimir a letra, caso queiram se guiar pelo que estão lendo.

Certamente essa tarde dançante, além de divertir muito o seu pequeno, vai contribuir para que ele continue aprendendo inglês durante as férias, já que treinará o listening, ao ouvir a música, o speaking, ao reproduzir o que escuta e o reading, ao ler a letra.

Agora, confesse pra gente: já deu vontade de começar o agito, né? 💃🕺

6- Mestre-cuca

Que tal aproveitar para treinar, além do inglês, os dotes culinários do seu pequeno na cozinha?

Inclusive, a gente tem uma dica superlegal para você: aproveite o passo a passo da receita de trufas caseiras de chocolate em nosso canal no YouTube.

Além de preparar uma receita “dos deuses”, seu pequeno ainda vai treinar vários vocabulários interessantes com a nossa teacher.

7- Cineminha

Agora é hora de preparar a pipoca e sentar em frente à TV para uma tarde de séries e filmes em inglês.

Além de entretenimento, essa é uma ótima opção para aperfeiçoar a pronúncia, expandir o vocabulário e, claro, conhecer gírias e expressões do dia a dia. Aliás, essa atividade para continuar praticando inglês durante as férias ainda ajuda o seu pequeno a conhecer mais sobre a cultura e hábitos dos nativos, o que só enriquece o aprendizado, não é mesmo?

8- Dança das Cadeiras

Mais uma brincadeira que a criançada adora!

Tradicionalmente, temos um determinado número de cadeiras de um lado e de outro. As crianças ficam andando ao redor das cadeiras e, quando para a música, vão para o lado oposto para se sentarem. E, claro, sempre tem uma cadeira a menos do lado em que a criançada se senta. Quem “bobear”, “dança”, ou seja, sai da brincadeira.

Aqui a gente pensou em uma forma diferente de fazer a dança das cadeiras. Em vez de uma cadeira a menos, podemos dispor do mesmo número de um lado e do outro. Um card fica sob a cadeira onde a criança vai se sentar. Nesse card haverá uma figura. As crianças só poderão se sentar ao pronunciarem o nome do que veem, mas em inglês. Quem não o fizer, sai da brincadeira. 😬

É uma excelente oportunidade para exercitar a mente da garotada e fazê-los pensar em inglês, somente.

Sonhe o que quiser. Conquiste com a Cultura!

Neste artigo você viu várias atividades para continuar praticando inglês com a criançada durante as férias, certo?

Achamos importante falar sobre isso porque, ao mantermos os pequenos sempre em contato com o idioma, eles pensam em inglês e praticam a língua, o que contribui para que continuem aprendendo e explorando novos vocabulários, expandindo os conhecimentos já adquiridos.

E o mais bacana? Tudo isso feito de forma lúdica com elementos que fazem parte do dia a dia da garotada, o que faz com que a apreensão do idioma se dê de forma natural, espontânea.

Assim é o ensino da Cultura! Aqui, os nossos alunos se desenvolvem a partir de situações que fazem parte da sua rotina. Fica mais fácil aprender inglês dessa forma!

Sonhe o que quiser. Conquiste com a Cultura!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados