Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

A importância da leitura para crianças e da contação de histórias na infância do seu filho.

Ariane Carvalho
12 de setembro de 2020

Constantemente ouvimos sobre como é importante formar crianças leitoras para que esse seja um hábito do futuro. Você sabia que pode ser um grande incentivador do seu filho? Neste momento de isolamento social, a rotina das crianças sofreu muitas alterações. Esse pode ser o ponto inicial que você precisava para incluir o hábito de leitura na vida do seu filho. Entenda conosco a importância da leitura para as crianças e da contação de histórias desde a infância.

1- Integração familiar

Estamos ainda mais juntos e envolvidos com o nosso ambiente familiar neste tempo de isolamento social. A nossa dica é que usemos esse momento para incluir o hábito da leitura dentro de casa. 

Sabemos da importância das escolas na hora de indicar as obras literárias e criar rodas de leitura, mas o que esquecemos, muitas vezes, é da importância que o hábito de ler pode ter para a rotina de uma criança. Por isso a importância de que esse hábito se estenda, também, ao ambiente domiciliar. 

Que tal se arriscar na contação de histórias? Essa pode ser uma atividade interessante para unir toda a família!

Você pode começar com uma obra simples e que aguce o interesse do seu filho. Siga as dicas dos tópicos abaixo. 😉

2- Como tornar prazeroso o hábito de ler

Separamos um tutorial para você, que deseja começar essa aventura, porém ainda não sabe como.

Uma leitura bem desenvolvida deve se basear em três atitudes: ler, compreender e tornar esse hábito algo recorrente. 

A simples leitura traz para a criança o primeiro contato com um determinado livro, portanto, é importante que ela se identifique com a história para trazer afeição ao hábito. Não se preocupe caso não haja compreensão integral da história em um primeiro momento, pois cada criança absorve o conteúdo de uma forma diferente. 

Justamente pensando nisso, o entendimento entra como o segundo passo da contação! Essa fase pode ser mais prática, gerando brincadeiras que façam o pequeno leitor refletir sobre a história e compreender por si só. Você pode usar a criatividade e desenvolver jogos associados a cada livro. Que tal criar um pequeno teatro depois de ler a obra? Você também pode fazer uso da mímica para criar associações rápidas entre a palavra e o seu significado.  🙂

Por fim, torne esse hábito algo recorrente. Quanto mais sutil e constante for a introdução da leitura na vida do seu pequeno, mais afeição ele conseguirá desenvolver, justamente por conta do hábito. É importante que você tinha diferentes livros na mão e permita que seu filho escolha qual será a leitura do dia. Essa independência e o poder de escolha serão incentivos a mais para que ele curta esse processo. 

3- Leitura em inglês 

Não fique restrito a leituras em português. Você pode ousar na hora de ler em outras línguas para o seu filho. Quanto mais cedo as crianças forem introduzidas a um segundo idioma, mais fácil será o processo de aprendizagem, assim como mais natural será a pronúncia e a entonação na hora de falar a segunda língua. 

A nossa dica de hoje é muito especial e pode salvá-lo na hora de introduzir o hábito da leitura dentro de casa. Conheça o Book Club, um clube de leitura superdivertido para você e sua família terem momentos únicos na hora de contar histórias. 

O Book Club surge como uma oportunidade de introduzir a leitura, em inglês, para o seu filho. Com um método diferenciado, vocês não ficam restritos ao simples processo de ler. É possível trazer muita interatividade com os jogos de perguntas e o mapa de leitura. Estimular as crianças de uma forma divertida e dinâmica ficou mais fácil. Confira o site do Book Club e fique por dentro dessa novidade do Edify Education, programa bilíngue para escolas. 

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados