Ir para o conteúdo

Blog da Cultura

Our Latest News

8 dicas de atividades e um presente surpresa para fazer deste 12 de outubro um dia inesquecível!

Gardenia
8 de outubro de 2021

Este é um mês mais do que especial, já que dia 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças. É uma ótima oportunidade para conhecermos mais sobre a origem da data, afinal, quem nunca teve dúvidas sobre o assunto, não é mesmo? Além disso, reunimos algumas atividades bem bacanas para você e seu pequeno aproveitarem muito este dia. Para fechar com chave de ouro, trouxemos um presente para os pequenos ao final do artigo. Temos certeza de que eles vão adorar! ❤️

criança bebê sorrindo e mexendo as sobrancelhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de tudo: qual a origem do Dia das Crianças?

Para entender mais sobre o assunto, voltemos ao ano de 1925, quando, durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, proclamou-se o Dia Internacional da Criança. A partir deste ano, em vários países, o dia dedicado aos pequenos passou a ser 1° de junho.

No entanto, a ONU reconheceu o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, quando foram aprovadas a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção Sobre os Direitos da Criança, em 1989.

 

Por que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro?

A escolha do dia 12 de outubro para celebrar o Dia das Crianças está intimamente ligada ao 3° Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. O evento debateu temas importantes, tais como a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças.

Apesar dos fatos, há rumores que rondam a escolha do dia 12 de outubro como data escolhida para homenagear as crianças.

Um deles está relacionado a Cristóvão Colombo, que descobriu as Américas justamente em 12 de outubro, as batizando como “continentes crianças” pelo fato de as terras terem sido tardiamente descobertas.

 

Brincadeiras para se divertir com a criançada

Chegou o momento de voltar a ser criança e curtir o 12 de outubro com os pequenos. Aliás, as brincadeiras que vamos mostrar aqui podem ser praticadas durante todo o ano São ótimas para manter o astral da criançada lá em cima. E, claro, uma ótima maneira de aprender inglês, afinal, brincar também é uma forma de aprender. 😉

 

menina de rosa batendo palmas

 

1. Esconde-Esconde (Hide-and-seek)

Quando o assunto é diversão, brincar de esconde-esconde está entre uma das atividades preferidas das crianças. Enquanto uma conta, de olhos fechados, até 20, por exemplo, o restante se esconde. Terminada a contagem, é preciso encontrar todos os que estão escondidos.

Uma curiosidade bacana: nos Estados Unidos, quando a criança que está contando termina a contagem, ela fala para as outras, que estão escondidas: “olly olly oxen free“, avisando que podem sair de seus esconderijos.

 

2. Pega-pega (Tag)

Supertradicional, esta é uma brincadeira que vai agitar a criançada. É parecida com o hide-and-seek, só que sem ficar com os olhos vendados. É feita a contagem, a criançada se espalha e uma delas corre atrás das outras. Quando pega alguém, esta criança, que estava contando e correndo atrás das demais, fala: “tá com você” (“you are it“).

 

3. Cabo de guerra (Tug-of-war)

Além de ser uma brincadeira muito simples e que garante a diversão da criançada, o cabo de guerra incita o espírito competitivo, já que duas equipes vão competir; e o colaborativo, uma vez que os membros da mesma equipe precisam se ajudar para vencer.

Após se dividirem em duas equipes com o mesmo número de participantes em cada uma, é esticada uma corda, que fica nas mãos de todas as crianças. Quando é dado o sinal para começar a brincadeira, a criançada puxa, por meio da corda, os participantes adversários para perto de si. Ganha a equipe que conseguir puxar todos os participantes da equipe oposta para o seu lado.

 

4. Queimada (Dodgeball)

Esta é fácil, né? O grupo se divide em dois times. Quem estiver com a bola tenta queimar o jogador do outro time. Vence quem conseguir queimar todos os jogadores adversários primeiro.

Nos Estados Unidos, o dodgeball é um esporte oficial, com campeonatos, inclusive, mundiais. As regras são parecidas com as brasileiras, no entanto, lá não há chance de retornar para o jogo, como aqui. Ou seja: foi queimado? Está de fora daquela partida!

 

5. Dança das cadeiras (Musical chairs)

Mais uma das clássicas, né?! Sempre teve espaço nas festas infantis, então, por que não relembrá-la no dia 12 de outubro, Dia das Crianças?

É uma ótima oportunidade, também, de estimular a coordenação motora e a atenção das crianças, que ficam sempre atentas e preparadas para sentar-se no momento em que a música para de tocar.

 

6. Batatinha Frita 1, 2, 3 (Red light, Green light)

Neste jogo, um participante, “o chefe”, fica virado de costas e fala “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “red light, green light”-, em inglês.

No momento em que está sendo feita a contagem, a garotada precisa correr em direção ao chefe, pois quando ele se vira, todos devem se transformar em estátuas. O chefe olha o grupo, verifica se alguém se mexeu e, de costas, fala novamente “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “red light, green light“.

Vence quem conseguir encostar no chefe antes de ele virar.

 

7. Telefone sem fio (Broken telephone/The telephone game)

Esta é clássica, além de ser excelente para ver até onde a imaginação das crianças pode levá-las. Faz-se uma roda. O primeiro participante diz algo no ouvido do segundo, e assim sucessivamente. O último fala, em voz alta, o que ouviu, e é neste momento que todos caem na gargalhada, pois geralmente a mensagem dita é bem diferente daquela informada no início da brincadeira. 😄

 

8. Cabra-cega/Cobra-cega (Blind man’s bluff)

Tá aí uma brincadeira excelente para se explorar o sentido das crianças. Além do tato, para que possam se movimentar pelo ambiente, a audição também é um sentido muito aguçado, já que é preciso ficar atento para encontrar os outros participantes.

 

Fidget Toys – O hit do momento!

Se você tem dúvidas sobre o que dar de presente para o seu pequeno no dia 12 de outubro, fique de olho nesta dica!

Os Fidget Toys são a sensação do momento, chamando a atenção de crianças de faixas etárias distintas. Têm diferentes formas, cores e tamanhos, para todos os gostos.

Conhecidos como “brinquedos antiestresse ou “brinquedos da inquietação”, os fidget toys são feitos de silicone e compostos por bolhas que, ao serem estouradas, emitem um som. É o chamado Pop It. Ou seja: é a mesma sensação que nós, adultos, sentimos ao estourar um plástico-bolha – alívio. Sim, é isso mesmo! Já deu até vontade de ter um pra chamar de seu, né? rs.

Um dos benefícios proporcionados pelos Fidget Toys é acalmar as crianças por meio dos toques e sons, o que também contribui para a exploração dos sentidos. No entanto, não para por aí. Existem outros benefícios proporcionados pelos brinquedos que são a sensação do momento. Confira! 👇

 

1. Desenvolvimento cognitivo

As cores e as texturas presentes nos Fidget Toys ajudam no desenvolvimento cognitivo, ou seja, na capacidade de ganhar conhecimento, o que é fundamental na infância.

 

2. Desenvolvimento da coordenação motora

Quando estão brincando com as “bubbles”, ou seja, as bolinhas dos fidget toys, as crianças repetem os movimentos, o que, automaticamente, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.

 

3. Estímulo cerebral

Os fidget toys são simples de ser manuseados, e produzidos em diversos formatos. O fato de a criança apertar o brinquedo de um lado para o outro estimula o seu cérebro e faz com que a percepção seja trabalhada.

 

4. Aumento da concentração

Ao manusearem constantemente os brinquedos, realçados por diferentes cores, as crianças aliviam o seu fluxo de pensamentos, o que lhes proporciona a sensação de calmaria, contribuindo para o aumento da concentração.

 

5. Mudança de foco dos pensamentos involuntários

Alguns movimentos, como estalar os dedos, por exemplo, são tão involuntários que nem percebemos. Com os fidget toys, a criança se distrai e altera o foco do pensamento, deixando de fixar-se em algo que pode estar lhe causando ansiedade.

 

6. Desaceleração da mente

Hoje em dia, as crianças estão expostas, massivamente, à tecnologia. No entanto, ao brincarem com os fidget toys, elas se entretêm com um brinquedo que cabe na palma da mão, é fácil de apertar e ainda retoma o seu formato original. Em conjunto, tudo isso causa uma sensação de prazer, proporcionando a desaceleração da mente.

 

Após ler todos esses benefícios, ficou alguma dúvida de que os fidget toys são uma excelente opção para presentear os pequenos neste 12 de outubro? 😍

 

Chega de mistério: descubra o seu presente surpresa!

A Cultura Inglesa está sempre por dentro das melhores práticas para auxiliar os pequenos, tanto dentro quanto fora de sala de aula.

Dessa forma, e ainda pensando em comemorar com os pequenos este 12 de outubro, Dia das Crianças, estaremos com eles em uma live especial, ensinando a fazer um pop it exclusivo. E com muita dica de novas palavras em inglês, é claro. 🥰

Tudo isso para fechar o dia com chave de ouro, afinal, a criançada merece este presente.

Faça aqui a inscrição e garanta bons momentos de diversão e aprendizado com o seu pequeno!

Comentários (0):

Your Email address will not be published.

Artigos Relacionados