Fale Conosco

Como podemos ajudar?

Dúvidas Frequentes

  • 1. Matrícula
    • O que é necessário para fazer a matrícula na Cultura Inglesa?
      Os alunos iniciantes no estudo do inglês podem solicitar sua vaga na Cultura Inglesa diretamente pela Internet - Adultos, Adolescentes ou Crianças. Em seguida, basta comparecer à filial de sua preferência para completar o formulário de matrícula e definir turma e data de início do curso. Os alunos que têm algum grau de conhecimento do inglês devem fazer um teste online que irá identificar o curso e módulo mais adequado ao seu nível - Adultos ou Adolescentes. O resultado do teste online deverá ser complementado na filial de sua preferência que irá contatá-lo após a conclusão do teste. Em seguida, basta completar o formulário de matrícula e definir turma e data de início do curso.
    • Quando começam as matrículas?
      As inscrições para os cursos Express, oferecidos a adultos, estão abertas durante todo o ano. Nos cursos regulares, oferecidos a adolescentes e crianças, o período de matrícula para o 1º semestre começa em dezembro e para o 2º semestre, em junho.
    • Que informações e documentos serão solicitados?
      Na ficha de matrícula serão solicitadas informações cadastrais do aluno e do seu responsável financeiro, caso não seja o próprio. Serão dados como nome, data de nascimento, endereço completo, telefone, e-mail, CPF entre outros. Não é necessária a apresentação de documentos originais.
  • 2. Metodologia
    • Qual é a abordagem do curso da Cultura?
      A abordagem do ensino é voltada para o inglês prático utilizado no ambiente social e profissional, desenvolvendo todas as habilidades necessárias para a comunicação: compreensão oral, leitura ,escrita e, principalmente, conversação. As aulas são dinâmicas e utilizam diversos recursos multimídia exclusivos. Cada aluno recebe atenção personalizada, garantindo o progresso e a superação de dificuldades individuais.
    • O inglês da Cultura Inglesa é britânico?
      Não. Ensinamos o inglês internacional. Nas aulas, o aluno terá a oportunidade de conhecer as diversas pronúncias utilizadas nos principais países de língua inglesa.
    • Os professores da Cultura Inglesa falam em inglês durante as aulas?
      Sim. A Cultura Inglesa estimula sempre a comunicação em inglês para que o aluno aprenda a lidar com o idioma de forma rápida e natural. O vocabulário utilizado pelo professor é adequado ao nível de conhecimento de cada turma, principalmente para iniciantes. Em pouco tempo e com naturalidade, os alunos adquirem confiança e começam a se comunicar só em inglês.
    • O foco é na conversação?
      Sim. Nos cursos da Cultura Inglesa é dada ênfase à conversação, apesar de o aluno desenvolver também as demais habilidades necessárias para se comunicar na língua inglesa: escrita, leitura e compreensão oral.
    • Por que a Cultura Inglesa troca o professor de turma a cada ano?
      É pedagogicamente interessante que o aluno seja exposto a profissionais que, embora utilizam a mesma metodologia, têm pronúncia e estilos de ensino diferentes. Assim, o aluno estará melhor preparado para lidar com situações do dia a dia.
  • 3. Cursos
    • Eu já fiz curso de inglês anteriormente. Em qual nível entrarei na Cultura Inglesa?
      Os alunos que já possuem alguma experiência com o idioma inglês devem fazer um teste online que irá identificar o curso e módulo mais adequado ao seu nível de conhecimento - Adultos ou Adolescentes. O resultado do teste de nível online deverá ser complementado por uma entrevista na filial de sua preferência. Faça agora o teste online!
    • Em quanto tempo vou falar inglês?
      Depende de vários fatores, tais como: seu conhecimento prévio de inglês, a frequência de seu contato com o idioma e seu objetivo pessoal no aprendizado da língua inglesa. Se você é iniciante, após três anos terá conhecimento básico da língua, sendo capaz de compreender e interagir em conversas em família, no trabalho e em outras atividades do cotidiano. Conheça mais sobre os nossos cursos.
    • Qual a duração dos cursos da Cultura Inglesa?
      A Cultura Inglesa oferece cursos compactos para adultos e adolescentes iniciantes entre 14 e 17 anos, com duração de três anos. Nos demais cursos, a duração vai depender do nível de inglês prévio e os objetivos de cada aluno. Conheça mais sobre os nossos cursos.
    • Na Cultura Inglesa os cursos são divididos por faixa etária?
      Sim. A Cultura Inglesa prepara os seus cursos com o cuidado de garantir a seus alunos uma sala de aula homogênea.
    • A Cultura Inglesa oferece cursos só de conversação?
      Sim. Os cursos de conversação da Cultura Inglesa são voltados para quem tem conhecimento de nível intermediário e avançado da língua inglesa e deseja aprimorar sua fluência, pronúncia e vocabulário. As aulas abordam temas atuais, envolvendo situações do dia a dia, que são exploradas com o apoio de vídeos e de atividades multimídia exclusivas. Conheça mais sobre os nossos cursos.
    • formulário de contato."> A Cultura Inglesa oferece curso intensivo? Em quais filiais?
      Sim. Para obter informações de filiais que oferecem estes cursos, utilize o formulário de contato.
    • Quais são os horários disponíveis para os cursos?
      A Cultura Inglesa oferece uma grande variedade de horários para seus cursos. Visite uma de nossas filiais para obter informações detalhadas sobre turmas e horários disponíveis para o curso de seu interesse.
    • O que são atividades Multimedia Cl@ss?
      São atividades interativas e exclusivas da Cultura Inglesa que utilizam o quadro interativo de cada sala de aula para aumentar o interesse e incentivar a participação dos alunos.
    • Como é feita a avaliação?
      Cursos Regulares:Em cada módulo são feitas 3 avaliações que verificam o progresso do aluno - PC1, PC2 e PC3. O PC1 consiste em uma prova escrita, que vale 10 pontos. O PC2 e o PC3 consistem, respectivamente, em uma prova escrita e uma oral, cada uma valendo 8 pontos. O professor completa com até 2 pontos (Global Performance) as notas do PC2 e do PC3, avaliando o aluno com base na pontualidade da entrega e na qualidade dos trabalhos escritos, na frequência com que o aluno fala inglês em sala de aula e na qualidade do inglês falado. O aluno precisa ter média 6,0 para obter promoção direta para o módulo seguinte. Cursos Express (compactos): Ao longo do módulo serão realizadas 3 avaliações formais: duas orais e uma escrita. O aluno precisa ter média 6,0 para obter promoção direta para o módulo seguinte.
  • 4. Exames Internacionais
    • Em que período os exames de Cambridge English Language Assessment são oferecidos?
      Os exames de KET, PET, FCE, CAE e CPE são oferecidos duas vezes ao ano, em junho e dezembro, na modalidade em papel (paper-based examinations). As inscrições para as provas de junho são feitas nos meses de fevereiro e março. Já para os exames de dezembro, as inscrições são feitas nos meses de julho, agosto e setembro. A Cultura Inglesa Rio de Janeiro oferece também os exames de Cambridge English Language Assessment no formato Computer-based. Essa nova forma de avaliação traz inúmeras vantagens para os candidatos. Entre elas, a possibilidade de realizar inscrições com pouca antecedência em relação à data da prova e o calendário flexível de aplicação dos exames. Além disso, o resultado das avaliações também é divulgado rapidamente:duas semanas após a realização dos testes. As provas no formato computer-based estão disponíveis nas unidades Tijuca e Barra 2. Os exames oferecidos neste formato são o KET, PET, FCE, CAE, CPE e o TKT.* *A realização das provas está sujeita ao número mínimo de candidatos inscritos. Mais informações pelo e-mail >> cbtests@culturainglesa.net
    • Qual o prazo de validade dos Certificados Cambridge English Language Assessment?
      Os exames Cambridge English Language Assessment não possuem validade determinada, com exceção do exame IELTS que tem validade de dois anos.
    • Acesse aqui."> As universidades no exterior reconhecem os exames Cambridge English Language Assessment?
      Sim. Os exames Cambridge English Language Assessment são reconhecidos por muitas universidades em países de língua inglesa. Conheça a lista atualizada das instituições que aceitam os certificados Cambridge English Language Assessment. Acesse aqui.
    • Caso eu não compareça ao exame, posso fazê-lo em outra data ou recuperar meu dinheiro?
      Não. As datas das provas não podem ser alteradas, pois acontecem no mesmo dia no mundo todo, para que não haja quebra de sigilo. O reembolso da inscrição também não é possível, pois o Cambridge English Language Assessment exige o pagamento integral no momento da confirmação da inscrição.
    • Em quanto tempo receberei o meu resultado?
      Os resultados são disponibilizados no portal de Cambridge English Language Assessment entre cinco e sete semanas após a realização dos exames. Você poderá verificar seu resultado online utilizando a senha recebida junto com o timetable das provas. Os candidatos aprovados receberão seus certificados um mês após a divulgação dos resultados, na filial onde realizaram a inscrição do exame. No caso dos computer-based exams, os resultados são disponibilizados em três semanas após a realização do exame.
    • Se eu me inscrever para um dos exames e precisar viajar para outra cidade poderei fazê-lo nesta cidade?
      Sim. Os exames são realizados em diversos centros autorizados espalhados em mais de 145 países ao redor do mundo. Para efetuar sua transferência, entre em contato com a secretaria da filial onde fez sua inscrição, com pelo menos um mês de antecedência da data prevista para o exame.
    • São oferecidas facilidades para os portadores de necessidades especiais nos exames Cambridge English Language Assessment?
      Sim. Basta mencionar na ficha de inscrição que necessidade especial deverá ser atendida.Cambridge English Language Assessment disponibiliza provas em Braille, provas com letras aumentadas e qualquer outra facilidade que permita ao candidato realizar a prova.
    • A Cultura Inglesa aplica o exame TOEFL?
      Não. No entanto, a Cultura Inglesa oferece cursos preparatórios para os candidatos a este exame.
    • Para que serve o exame IELTS?
      IELTS é um teste de competência em inglês exigido como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de países de idioma inglês. É oferecido em duas modalidades: Academic (para quem vai de fato estudar) e General Training (para quem quer imigrar para a Austrália, Nova Zelândia, Canadá etc). Conheça mais!
    • A Cultura Inglesa aplica o exame IELTS?
      O IELTS é oferecido pelo Conselho Britânico. Entretanto, a Cultura Inglesa oferece cursos preparatórios específicos para este exame. Saiba mais!
  • 5. Secretaria
  • 6. Viagens e Intercâmbios
  • 7. Empresas
  • 8. My Cultura Inglesa
    • O que é o My Cultura Inglesa?
      O My Cultura Inglesa é uma área exclusiva no Portal Cultura Inglesa onde alunos, ex-alunos e responsáveis poderão atualizar seus dados cadastrais, verificar a sua frequência, obter a matéria dada nas aulas, acompanhar o histórico e notas, receber informativos, imprimir boletos bancários, acessar jogos, músicas e links de entretenimento, ler notícias, fazer exercícios online e muito mais!
    • O que é necessário para acessar o My Cultura Inglesa?
      Para ter acesso ao My Cultura Inglesa é necessário ser aluno ou ex-aluno* da Cultura Inglesa ou responsável por aluno. É preciso também ter uma conta de e-mail cadastrada na filial. No caso de responsável, o CPF também deve estar cadastrado.* Ex-alunos que tenham se formado ou cancelado o seu curso de 1994 em diante.
    • Como acessar o My Cultura Inglesa?
      O acesso é feito pelo portal da Cultura Inglesa, com a utilização de login e senha pessoal.> alunos e ex-alunos: Login (matrícula) e senha pessoal;> responsáveis: Login (CPF) e senha pessoal.
    • Como cadastrar ou atualizar o e-mail para ter acesso ao My Cultura Inglesa?
      Para cadastrar ou atualizar o e-mail o aluno, o ex-aluno ou o responsável deve dirigir-se à secretaria da filial onde o aluno estuda/estudou.
    • Como um responsável pode cadastrar seu CPF para ter acesso ao My Cultura Inglesa?
      Dirigindo-se à secretaria da filial onde o aluno estuda.
    • Como conseguir uma senha de acesso?
      O envio das senhas de acesso é automático por e-mail. No caso de alunos e ex-alunos basta ter um e-mail cadastrado em nosso sistema, no caso dos responsáveis, além do e-mail é necessário que o seu CPF também esteja cadastrado. Os alunos e seus responsáveis também recebem a senha por SMS, caso tenham informado o celular no ato da matrícula.
    • O que fazer quando se esquece a senha de acesso?
      Basta utilizar o serviço esqueci minha senha no portal Cultura Inglesa, na áera de login do My Cultura Inglesa.
    • O que é o E-pr@ctice?
      O E-pr@ctice é um conjunto atividades na Internet desenvolvidas exclusivamente para o aluno complementar seus estudos quando e onde desejar.
    • Como acessar o E-pr@ctice?
      O acesso ao E-pr@ctice é feito através do My Cultura Inglesa, área exclusiva para alunos, ex-alunos e responsáveis no portal Cultura Inglesa, com a utilização de login e senha pessoal.
    • Em qual sistema operacional posso utilizar o My Cultura Inglesa?
      O My Cultura Inglesa pode ser utilizado na plataforma Windows XP (Service Pack 2) / Internet Explorer 6.0 ou superior.
  • 9. Livro Digital
    • Estou conseguindo efetuar login e acessar o aplicativo, já baixei o livro pela primeira vez, mas não estou conseguindo baixar novamente.
      - Por favor, entrar em contato pelo Fale Conosco do portal informando seu login (nº de matrícula), Nome Completo, E-mail, Livro, Filial. Uma avaliação técnica será iniciada.
    • Estou conseguindo efetuar login e acessar o aplicativo, mas não consigo efetuar o download do Livro Digital.
      - Após fazer o login no app, você deve clicar no botão indicado para o download do livro. - Se mesmo assim o download não iniciar automaticamente e aparecer uma mensagem de erro, por favor, entrar em contato pelo Fale Conosco do portal informando seu login (nº de matrícula), Nome Completo, E-mail, Livro, Filial e descrevendo a mensagem de erro que está aparecendo. Sendo possível, fazer um print da tela de erro e nos enviar. - Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, entrar em contato pelo Fale Conosco do portal informando seu login (nº de matrícula), Nome Completo, E-mail, Livro, Filial e solicitando uma investigação técnica.
    • Não estou conseguindo efetuar login ou acessar o aplicativo.
      - Garanta que você validou a Chave de Acesso impressa na primeira página do livro, que confirmou seu e-mail de cadastro e que aceitou o Termo de Uso do Livro Digital no My Cultura.
    • Não consigo ou não sei como aceitar o Termo de Condições e Uso.
      - Após confirmar seu e-mail, na mesma tela de confirmação, clique em “Baixar Termo de Uso” para ler o seu conteúdo. Em seguida clique na opção “Li e aceito o Termo de Uso do livro digital”.
    • Cliquei em “Validar E-mail” na Tela de Livros Digitais, mas não recebi nenhum e-mail.
      - Verifique se o e-mail não está na caixa de Spam ou Lixo Eletrônico. Se estiver, adicione o remetente portal@culturainglesa.net à lista de emails confiáveis. - Verifique se sua caixa de entrada está cheia. - Verifique na tela de Livros Digitais se o e-mail cadastrado corresponde exatamente ao seu e-mail. - Se seu e-mail estiver certo, tente enviá-lo novamente. - Se necessário entre em contato pelo Fale Conosco do portal informando o problema e a mensagem de erro, se houver.
    • O e-mail cadastrado na tela de Livros Digitais não corresponde ao meu e-mail.
      - Na tela de Livros Digitais no My Cultura é exibido o e-mail informado na ocasião da sua matrícula. Se não for o seu e-mail atual, basta editá-lo. A cada troca será necessário confirmar o novo e-mail clicando em um link que será enviado para seu e-mail. Ao inserir o novo email, clique na opção “Enviar”. A partir desta alteração, este e-mail será utilizado para todos os tipos de comunicação. Em alguns minutos você receberá um email para validação.
    • Não consigo validar a minha Chave de Acesso.
      - Verifique se você está digitando corretamente a Chave de Acesso. Garanta que estão inseridos todos os 20 caracteres da Chave de Acesso. - Se o item anterior não resolver, verifique se há alguma mensagem de erro e entre em contato pelo Fale Conosco do portal informando o problema.
    • Não encontro a minha chave de acesso para baixar o Livro Digital
      - Verifique na primeira página do seu livro a sua chave de acesso, que possui 20 caracteres. Exemplo de Chave de Acesso: XXXXX-ZZZZZ-YYYYY-KKKKK. Caso não haja nenhuma chave na primeira página de seu livro, dirija-se à secretaria da filial e verifique se a sua matrícula na turma correspondente ao seu nível e se seu livro possui versão digital.
    • Não consigo acessar o Livro Digital no My Cultura
      - Se você não encontrou o acesso para a página do Livro Digital no banner localizado do lado esquerdo da home do My Cultura ou clicando no item do menu “Secretaria”, dirija-se à secretaria da sua filial para verificar se a sua matricula foi feita na turma correspondente ao seu nível e se seu livro possui versão digital. - Se necessário entre em contato pelo Fale Conosco do portal informando o problema e a mensagem de erro, se houver.
    • Não consigo acessar o My Cultura
      - Verifique se seu login e senha estão sendo inseridos corretamente. - Verifique na secretaria da filial se você está devidamente matriculado e se os seus dados de acesso foram criados. - Você recebeu os dados de acesso no seu email cadastrado na ocasião da matrícula. Verifique se o e-mail está na caixa de Spam ou Lixo Eletrônico. Se estiver, adicione o remetente portal@culturainglesa.net à lista de confiáveis. Se você não recebeu nenhum e-mail com seus dados de Login e Senha, dirija-se à secretaria da sua filial para solicitar uma senha de acesso. - Se necessário entre em contato pelo Fale Conosco do portal informando o problema e a mensagem de erro, se houver.